Jornada dos CMOS: equilíbrio entre inovação e desafios do ambiente
Executivos como Daniel Wakswaer (Ambev), Allyne Magnoli (Whirlpool), Álvaro Garcia (Mondelez), Daniella Brissac (Johnson & Johnson) e Mafoane Odara (Meta) participam dos debates
Jornada dos CMOS: equilíbrio entre inovação e desafios do ambiente
BuscarExecutivos como Daniel Wakswaer (Ambev), Allyne Magnoli (Whirlpool), Álvaro Garcia (Mondelez), Daniella Brissac (Johnson & Johnson) e Mafoane Odara (Meta) participam dos debates
Taís Farias
23 de setembro de 2022 - 17h59
Para sobreviver, nos últimos dois anos, as marcas precisaram estar mais atentas do que nunca às mudanças no comportamento do consumidor. Os profissionais de marketing tiveram papel estratégico nessa busca e vivem o dilema de equilibrar a demanda por inovação a um ambiente econômico desafiador. Pensando nisso, o Maximídia 2022 traz a trilha “The Next CMO”, que debate a jornada dos chief marketing officers (CMOs, que são os diretores ou líderes de marketing).
Executivos como Daniel Wakswaer (Ambev), Allyne Magnoli (Whirlpool), Álvaro Garcia (Mondelez), Daniella Brissac (Johnson & Johnson) e Mafoane Odara (Meta) analisam as habilidades e a mentalidade exigidas pelo mercado para um CMO de alta performance.
Além dessa trilha, no evento, o vice-presidente e research diretor da Forrester, James McQuivey, abordará o papel do CMO no ano que vem. A Forrester e o Meio & Mensagem realizaram um estudo com CMOs para descobrir as principais dores e prioridades com que esses executivos se confrontarão no ano que vem. McQuivey analisa os resultados da pesquisa em comparação com os CMOs norte-americanos e compartilha o que os líderes de marketing planejam e quais as ferramentas e tecnologias serão usadas nesse processo.
Trilha marcas e sociedade
Além dos debates sobre modelos de negócios para agências e como o marketing e CMOs devem caminhar no futuro, a comunicação, tem, na outra ponta, um destinatário, que é o consumidor. Ou a sociedade. Justamente para entender as demandas que vêm dos indivíduos é que a trilha “Marcas e Sociedade” percorre o Maximídia deste ano, no período da tarde, com público presencial.
Um dos debates é sobre a governança ambiental, social e corporativa (ESG), que engloba iniciativas que atestem a preocupação com métricas ambientais, sociais e de governança e que, nos últimos anos, se tornou regra para empresas líderes nos mais diversos setores econômicos. Contudo, muitas ações priorizam o impacto positivo na imagem da empresa em detrimento da transparência e longevidade dos resultados obtidos.
Para falar sobre isso, o evento recebe Celso Athayde, CEO da Favela Holding; e Luciana Nicola, diretora de relações institucionais e sustentabilidade do Itaú Unibanco. Ainda sobre a relação entre consumidor e empresas, a trilha traz a apresentação “10 tensões culturais que toda marca deve prestar atenção”, com apresentação de Gian Martinez, cofundador e CEO da Winnin.
Por fim, a trilha fecha com a criatividade sob a pergunta: Como usar narrativas diferenciadas para aumentar o engajamento público com o debate e as marcas que promovem o tema em sua comunicação? Quem responde é Paula Santana, impact lead da AKQA, e Fernanda Paiva, head of global cultural branding da Natura.
Compartilhe
Veja também
Disney: como estratégias integradas e narrativas conectam marcas, fãs e negócios
Adriana Vendl, head ad sales & streaming na Disney, Daniela Lopes, head brand integration, e Giselle Ghinsberg, diretora ad sales & partnerships, explicaram as estratégias da companhia para se manter líder no mercado de entretenimento
Inovação criativa e conexões estratégicas: alternativas de marketing
Superintendente de marketing e mídia do Itaú, diretora de marketing sênior das marcas mainstream & economy e sócio e vice-presidente de crescimento da Cogna falam sobre redefinição de marketing nas empresas