Qual o comportamento do brasileiro em relação às marcas?
Segundo o estudo da Edelman Trust Barometer, consumidores são muito mais preocupados com a segurança que as marcas podem promover na jornada de consumo
Qual o comportamento do brasileiro em relação às marcas?
BuscarSegundo o estudo da Edelman Trust Barometer, consumidores são muito mais preocupados com a segurança que as marcas podem promover na jornada de consumo
Renan Honorato
5 de outubro de 2023 - 17h50
Na segunda edição do Agências e Anunciantes de 2023, a pesquisa “O colapso do funil de compra”, realizada pela Edelman Trust Barometer, demonstrou que os consumidores estão mais proativos, pensativos e perspicazes para os assuntos e contextos que os cercam. No palco do Maximidia 2023, a vice-presidente executiva da Edelman, Marcília Ursini, explicou os principais insights registrados na pesquisa. “A compra não é o ponto final”, ressaltou.
Dados apontam que mais de 70% das pessoas valorizam mais marcas que transmitam algum senso de segurança e proteção. Por outro lado, quase 30% se sentem mais atraídos por marcas que despertem algum senso de aventura. Em paralelo, a busca por segurança em relação ao mercado também se reflete na procura de preços e valores, cerca de 70% se dizem mais conscientes sobre o assunto – no Brasil, o percentual supera os 75%. Para vice-presidente de consumer do Grupo Boticário, Renata Gomide, a perseverança continua em trabalhar os valores da empresa nas comunicações é o caminho mais estratégico para criar a confiabilidade entre marcas e consumidores.
No Brasil, os principais pontos de preocupação estão relacionados à saúde (87%), à inflação (84%), direitos e liberdades (84%), mudanças climáticas (82%), desinformação (82%), conflitos globais (805) e, por fim, polarização (74%). Ao mesmo tempo, quase 90% dos brasileiros dizem ter relações perenes com as marcas e, a partir dessa relação, os consumidores consegue avaliar questões éticas, competência e relevância na própria jornada de compra. A executiva ressalta que a comunicação dos valores éticos da empresa é um diferencial que pode ser adotado para aprimorar esse contato entre marcas e consumidor. “O que os consumidores querem é um envolvimento contínuo das marcas”, diz Marcília.
Em 2023, o Grupo Boticário se uniu à Escola de Super Pais por Marcos Piangers, Filhos no Currículo, Instituto Promundo, Maternidade nas Empresas, Nubank, Volvo Cars Brasil e 4daddy para a criação do Guia de Boas Práticas para Implementação da Licença Parental em Empresas. O programa busca conscientizar o mercado sobre a licença à paternidade ao oferecer aos 15 mil colaboradores 120 dias de licença com remuneração integral para homens cis e trans, de casais homoafetivos e heteronormativos. “As pessoas estão conectadas com as marcas de beleza para além do momento da compra. A conexão e pertinência acontece desde o momento que cabelo ou a maquiagem sendo discutida nas redes”, ressalta Renata.
Compartilhe
Veja também
Disney: como estratégias integradas e narrativas conectam marcas, fãs e negócios
Adriana Vendl, head ad sales & streaming na Disney, Daniela Lopes, head brand integration, e Giselle Ghinsberg, diretora ad sales & partnerships, explicaram as estratégias da companhia para se manter líder no mercado de entretenimento
Inovação criativa e conexões estratégicas: alternativas de marketing
Superintendente de marketing e mídia do Itaú, diretora de marketing sênior das marcas mainstream & economy e sócio e vice-presidente de crescimento da Cogna falam sobre redefinição de marketing nas empresas