NUmero de TVs diminui nos lares americanos
Enquanto em 1991 os televisores estavam presentes em 98,9% das casas dos Estados Unidos, agora, em 2011, o índice baixou para 96,7%
Enquanto em 1991 os televisores estavam presentes em 98,9% das casas dos Estados Unidos, agora, em 2011, o índice baixou para 96,7%
Meio & Mensagem
4 de maio de 2011 - 9h38
Mesmo presentes em quase todos os lares dos Estados Unidos, os televisores diminuíram a sua proporção no território daquele país nos últimos 20 anos. De acordo com um levantamento feito pela Nielsen Company, atualmente, 96,7% dos domicílios norte-americanos possui um aparelho de TV. Em 1991, porém, esse índice era de 98,9%.
Os analistas apontam duas justificativas para essa redução: a internet (e as diversas mídias digitais) e a própria crise econômica. Segundo a Nielsen, o novo consumo de mídia das novas gerações – que, primordialmente passa pela navegação na internet – acaba fazendo com que um grande grupo populacional, sobretudo os jovens, não tenha interesse em manter um aparelho de TV em suas casas, sendo que podem assistir a seus programas preferidos na web e também via celular.
Outro fator – este, mais problemático – para explicar a queda do número de televisores foi a crise econômica do País, que acabou reduzindo a renda e o poder de consumo das classes inferiores, o que tornou inviável, para algumas famílias, a manutenção dos custos dos conversores digitais.
Apesar do “fator crise”, a Nielsen estima que o advento do uso da web é a razão fundamental para a diminuição dos televisores nos lares. Por conta disso, a consultoria já estuda a criação de novos meios de mensuração de audiência, que conseguia abranger também o consumo via internet.
Com informações do New York Times.
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