iBahia, da Rede Bahia, estreia nova versão
Portal investe na integração com redes sociais, plataformas mobile e no desenvolvimento de novos negócios
Portal investe na integração com redes sociais, plataformas mobile e no desenvolvimento de novos negócios
Fernando Murad
24 de maio de 2011 - 3h22
Na noite desta terça-feira, 24, o iBahia, portal do grupo Rede Bahia, sairá do ar. Mas não será por questões técnicas. A ação faz parte do lançamento da nova versão do endereço eletrônico, que aproveita a mudança para renovar a marca e o nome. O portal trocou o iBahia.com por apenas iBahia com o objetivo de transmitir a mensagem de maior abrangência nesta fase.
A estreia do iBahia está prevista para às 20h15, quando o portal entrará no ar reformulado e com a transmissão ao vivo de uma apresentação de Gil Giardelli, especialista em inovação e web. A atração faz parte do evento de lançamento para o mercado de comunicação marcado para às 19h30, no espaço Celebration Bahia, na capital baiana.
O projeto foi desenvolvido pela Convergence Works para agregar redes sociais, produtos, serviços e conteúdo de parceiros visando a facilidade de navegação. O conteúdo também poderá ser acessado em smartphones e tablets. Já o layout, assinado pelo webdesigner baiano Lucas Hirata (que trabalhou em sites como G1, Globo Esporte, Ego e CNN), procurou dar um aspecto clean e arrojado às páginas.
A interação com as redes sociais e também com os próprios leitores foram preocupações da Convergence. Os internautas poderão agora compartilhar e comentar os conteúdos do portal com seus amigos em suas páginas pessoais, além de colaborar com o iBahia enviado material próprio.
“Ao invés de disputar a atenção dos internautas nas redes sociais, os colocamos no centro das atenções. Queremos elevar o nível de compartilhamento, principalmente no Facebook. Já o conceito de colaboração visa aumentar a participação dos leitores e levar o iBahia para o interior”, comenta o gerente-executivo Luis Moreira.
O conteúdo segue com o material produzido pela equipe própria e pelos times do Correio 24 horas (site do jornal Correio da Bahia), e dos sites das rádios 102 FM Sul e Globo FM. “Isso reflete o projeto de convergência da Rede Bahia. Criamos a área de edição de home para colocar no portal conteúdo produzido pelos demais sites”, diz Moreira, destacando que o iBahia é responsável pela comercialização do site do jornal e das rádios.
Novos Negócios
Em outra frente, o iBahia irá investir no desenvolvimento de novos negócios, sejam em parcerias ou em voo solo. A empresa está estudando inicialmente projetos nos setores de compras coletivas e de classificados online. A primeira ação a ser implementada será o Mapas Juninos, iniciativa que disponibilizará informações em tempo real sobre as atrações das festas juninas. O primeiro projeto do gênero lançado pelo portal foi o Carnaval 24 horas.
“Percebemos a tendência do localismo na web. O internauta está conectado com o mundo, mas quer saber o que acontece na sua rua, e os portais regionais ganharam importância. Em 2008, 15% das verbas para internet iam para portais regionais. Esse percentual já é de 40%”, aponta Moreira, destacando que o projeto do novo iBahia está sendo desenvolvido há um ano e meio.
Compartilhe
Veja também
Meio & Mensagem volta a ser atualizado no dia 6 de janeiro
Equipe entra em recesso e retoma a atualização do site no dia 6 de janeiro de 2025
O que está por trás da aquisição do Congresso em Foco pelo Migalhas?
Migalhas irá investir em tecnologia e inovação para ampliar alcance do Congresso em Foco e aprimorar experiência do consumidor