Rádio Estadão ESPN aposta na NBA
Emissora está satisfeita com repercussão das primeiras transmissões
Emissora está satisfeita com repercussão das primeiras transmissões
Guilherme Miranda
31 de maio de 2011 - 5h32
Começa, nesta terça-feira 31, a série melhor de sete jogos da final da NBA entre Dallas Mavericks e Miami Heat, cinco anos após as mesmas se encontrarem nas finais da temporada 2005/06, com vitória da equipe de Miami. O espetáculo será acompanhado de perto pela Estadão ESPN, a partir das 22h de Brasília, primeira rádio brasileira a transmitir jogos da NBA para o público nacional.
As finais da conferência lesta, nas quais o Heat venceu o time do Chicago Bulls, marcaram a estreia da rádio em transmissões da liga de basquete dos Estados Unidos. Segundo João Palomino, diretor de esportes da Estadão ESPN, a ideia de passar a NBA no rádio surgiu por questões contratuais de TV, que não permitiam que certos jogos da liga fossem ao ar nos canais de televisão da ESPN.
“Na TV podíamos passar apenas as finais da conferência oeste. Com isso, questionamos a NBA sobre a possibilidade de transmitirmos as finais do leste no rádio. A NBA adorou a ideia e fomos prontamente atendidos. A única exigência foi que divulgássemos o site oficial da liga no ar”.
O reflexo das transmissões dos jogos da NBA ainda não podem ser medidos com precisão – isso porque a medição de audiência para rádio é feita de três em três meses e é, para Palomino, pouco confiável. Porém os primeiros efeitos já podem ser sentidos nas redes sociais. Em uma das partidas das finais da conferência leste, a Estadão ESPN obteve mais participação dos ouvintes do que a final da Champions League, entre Barcelona e Manchester United.
“Tivemos participação impressionante do fã de esportes nas redes sociais com a NBA. Apostamos na modalidade sem realizarmos pesquisas com o público, isso porque sabemos que o basquete já faz sucesso no rádio brasileiro e porque não tivemos tempo para tal. Confiamos no nosso feeling. Além disso, sabemos da qualidade da nossa equipe, do nosso trabalho”.
A Estadão ESPN, que tem a pretensão de tornar-se a rádio mais esportiva do Brasil, pretende aumentar o número de esportes cobertos pela rádio. Além da NBA, a emissora trabalha com a Fórmula 1 e o futebol, e existe a possibilidade da realização de um estudo para trazer para o rádio o futebol americano, esporte importante na grade dos canais ESPN.
Compartilhe
Veja também
Marcas promovem ações para divulgar a série Senna, da Netflix
Guaraná Antarctica e Heineken celebram estreia da série sobre o piloto com cinema e latas comemorativas
Inclusão racial perde força – e investimentos – no marketing de influência
Profissionais do segmento apontam arrefecimento do interesse das marcas em falar sobre diversidade inclusive no mês da Consciência Negra