Publicidade digital somou R$ 35 bilhões em 2023
Relatório Digital AdSpend 2023, feito pelo IAB Brasil com a Kantar Ibope Media, indica aumento nas vendas diretas
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Meio & Mensagem
24 de abril de 2024 - 6h00
O mercado publicitário investiu um total de R$ 35 bilhões no digital em 2023, informa o Digital
AdSpend, relatório do IAB Brasil em parceria com a Kantar Ibope Media.
Segundo Digital AdSpend 2023 coméricio, serviços, mídia, financeiro e eletros concentram 58% do total investido no digital (Crédito: Blue Planet Studio/AdobeStock)
O valor apresenta um aumento de 8% em relação à 2022, quando o valor chegou a marca de R$ 32,4 bilhões.
Desse total, 33% foi comercializado de forma direta entre marcas e plataformas, mas as agências permanecem como as principais intermediárias, responsáveis por 67% das transações. Porém, a transação direta cresceu 12% em relação à 2022. A aquisição pelas agências cresceu 1%.
O relaório também informa o share de cada aparelho, canais e formatos. Em relação a aparelhos, 74% do investimento foi destinado a mobile, enquanto 26% a desktop.
O canal mais popular é social (52%). Buscas (29%) e publishers e verticais (19%) dividem o restante do bolo.
Considerando retail media, o montante investido no digital fica R$ 37,6 bilhões. Nesse caso, a divisão por canal ficaria: social (49%), buscas (27%), publishers e verticais (18%) e retail media (7%).
Por fim, entre os formatos, vídeo concentra 36% do investimento, imagem somou 35% e busca ficou com 29%.
Cerca de 58% do investimento publicitário no digital corresponde a soma dos investimentos de cinco setores: coméricio (23%), serviços (12%), mídia e financeiro (ambos com 8%) e eletros (7%).
Porém, cerca de sete setores investiram mais de 50% da sua verba para publicidade no digital no ano passado. Foram eles: vestuário, que investiu 73% da sua verba; eletro e informártica, que destinaram 71%; agropecuária e escritório com 56%; industrial apostou 53%; e comércio e educação investiram 50%.
Mídia, telecom, alimentos, turismo e financeiro diminuiram o investimento. Segundo o Digital AdSpend, o setor financeiro retraiu os valores destinados à mídia pelo segundo ano consecutivo.
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