42% já compartilharam notícias falsas
Apenas 39% dos brasileiros costumam checar as informações
Apenas 39% dos brasileiros costumam checar as informações
19 de dezembro de 2016 - 12h10
As notícias falsas têm sido alvo de debates nas últimas semanas, inclusive com o envolvimento de grandes players como Google e Facebook no assunto. Embora 78% dos brasileiros usem as redes sociais para se informar, pelo menos 42% assumem já ter compartilhado notícias falsas nas redes sociais, aponta um estudo realizado pela agência Advice Comunicação Corporativa em parceria com a BonusQuest, com mais de mil brasileiros. O levantamento foi realizado em novembro através do aplicativo BonusQuest.
A pesquisa Consumo de Notícias do Brasileiro mostrou também que apenas 39% dos respondentes têm o hábito de sempre checar a fonte da informação, um número ainda pequeno comparado à porcentagem de usuários que se informam pelas mídias digitais.
O Facebook é a principal plataforma utilizada para se informar, de acordo com 6 a cada 10 respondentes. Em seguida, aparece o Twitter com apenas 4% e o Linkedin com 2%. O Whatsapp também foi citado por 10% dos respondentes. Apesar da adesão em massa, apenas 6% confiam totalmente no que leem nas redes, enquanto 26% confia parcialmente e 11% desconfia totalmente.
“O fato de 42% dos respondentes indicarem que já compartilharam uma notícia falsa é bem expressivo e preocupante. Pois entendemos que somente as pessoas que tiveram contato com a notícia verdadeira assinalaram essa alternativa. Ou seja, esse número pode ser potencialmente muito maior, pois algumas pessoas podem nem saber que disseminaram uma notícia falsa”, disse Fernanda Dabori, presidente da Advice Comunicação Corporativa, em comunicado.
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