51% das mulheres da geração Z preferem o TikTok
Pesquisa aponta que esses usuários preferem a rede social chinesa por conta do formato de vídeo e dos resultados e respostas mais relacionáveis e personalizadas
51% das mulheres da geração Z preferem o TikTok
Buscar51% das mulheres da geração Z preferem o TikTok
BuscarPesquisa aponta que esses usuários preferem a rede social chinesa por conta do formato de vídeo e dos resultados e respostas mais relacionáveis e personalizadas
Sergio Damasceno Silva
8 de setembro de 2023 - 11h53
O TikTok é o mecanismo de busca preferido de mais da metade da geração Z e influencia suas decisões de compra mais do que qualquer outra plataforma. É o que aponta pesquisa da Her Campus Media, empresa de mídia e marketing voltada à geração Z.
Embora o Google domine a pesquisa nos EUA (77,5%) e globalmente (83,5%), o Google reconhece o TikTok como ameaça crescente. Embora o TikTok não seja um mecanismo de busca na web como o Google, as empresas precisam estar visíveis todo o tempo para quando os usuários pesquisarem por tópicos relevantes, a marca, negócio ou produtos apareçam.
Assim, o TikTok é o motor de busca número para mais de metade da geração Z. No geral, 74% da geração Z usa a pesquisa do TikTok. E 51% dos entrevistados escolheram o TikTok em vez do Google como mecanismo de busca. Os três maiores motivos:
– O formato de vídeo dos resultados (69%)
– Respostas mais relacionáveis (65%)
– Respostas personalizadas (47%)
Ademais, o TikTok informou que obteve 12,4 bilhões de visualizações de vídeos. Ou seja, quase 3 em cada 4 pessoa da geração Z compraram algo depois de ver no TikTok. Precisamente, 72% compraram um produto depois de vê-lo no TikTok.
Ainda, o TikTok também influencia as decisões de compra de 62% da geração Z, mais do que qualquer outra plataforma. Trata-se de um aumento de 15% em relação à versão de 2022 da pesquisa.
Além disso, a geração Z depende fortemente das mídias sociais para comprar ideias e descobrir novas marcas e produtos, com 61% dos entrevistados dizendo que confiam mais em influenciadores e marcas do que na família ou amigos para recomendações:
– 70,34% procuram influenciadores
– 62,31% olham para as marcas
– 61,17% “eu confio”
O TikTok ganha com a geração Z quando se trata de assistir conteúdo de vídeo, mas o Instagram ganha no uso diário:
– 76% preferem assistir a vídeos no TikTok (ante 16% no Instagram, aumento de 18% em relação a 2022)
– 95% usam o Instagram diariamente (aumento de 10% em relação a 2022), enquanto 80% usam o TikTok todos os dias (aumento de 14% em relação a 2022)
A pesquisa online, promovida por meio de boletins informativos e contas sociais da Her Campus Media, foi realizada em agosto. Recebeu 1.821 respostas – 100% dos entrevistados eram dos EUA, 97% eram mulheres e 71% eram estudantes universitários (graduação).
Compartilhe
Veja também
Como criadores se preparam para o possível banimento do TikTok
Com a legislação anti-TikTok tramitando no Congresso dos Estados Unidos, influenciadores estão desenvolvendo planos de contingência
Meta afirma à AGU que fim da checagem começará apenas nos EUA
Documento enviado a AGU será discutido em reunião técnica, que deverá acontecer nesta terça-feira, 14 sob a coordenação do órgão do governo