Assinar

Creators: 6 em cada 10 seguidores compram por influência

Buscar

Creators: 6 em cada 10 seguidores compram por influência

Buscar
Publicidade
Mídia

Creators: 6 em cada 10 seguidores compram por influência

Estudo “Quem te Influencia?”, realizado pela MindMiners e Youpix, que traz dados sobre a relação entre os seguidores e os creators


21 de novembro de 2023 - 16h46

Atualmente, estima-se que o Brasil tenha 10,5 milhões de influencers somente no Instagram, sem contar as outras redes sociais. E já é visível que os creators realmente exercem influência sobre seus seguidores, tanto que 6 em cada 10 seguidores já compraram produtos ou serviços recomendados por influencers e preferem este formato para descoberta de produtos.

Isso é o que mostra o estudo “Quem te Influencia?”, realizado pela MindMiners e Youpix, que traz dados inéditos sobre a relação entre consumidor e marketing de influência.

seguidores creators

Creators influenciam decisão de compra dos seguidores (Crédito: Adobe/Stock)

A pesquisa ainda aponta que o número de seguidores não é o fator principal para esses consumidores. De acordo com o levantamento, 73% dos consumidores afirmam que um influenciador é alguém que promove ideias e pode influenciar opiniões e comportamentos de seus seguidores independente da quantidade deles.

Apesar da forte presença das celebridades nas redes, as menções espontâneas não atribuem o papel de influencer a nenhuma grande celebridade brasileira, conforme enfatizou Flávia Rodrigues, Especialista em Insights da MindMiners, em nota. Rafa Lotto, sócia e Head da Youpix no Brasil, salientou ainda que são os criadores de conteúdo que estão solidificando a influência brasileira, a partir da genuína interação com suas audiências.

Interesse versus compra

Neste sentido, a conexão real é o grande motivo para os seguidores se interessarem pelos creators. Segundo o estudo, o conteúdo do dia a dia é o formato preferido de 49% dos entrevistados, seguido de dicas (44%) e caixas de perguntas em stories (37%).

Além disso, o estudo mostra que o Instagram é a rede favorita dos usuários para seguir influenciadores. Outra pesquisa do Youpix, a “ROI e Influência”, também revela a preferência do Instagram pelas marcas para trabalhos com creators.

A pesquisa “Quem te Influencia?” ainda detectou que o influenciador desperta o interesse da audiência, mas que a conversão depende também de outros fatores. Quando acontece essa conversão, a preferência recai sobre o meio digital, especialmente onde é possível comparar produtos e preços.

De acordo com o estudo, 67% dos entrevistados pesquisa melhor sobre o produto ou serviço da marca recomendada pelo influenciador antes de comprar. Por outro lado, apenas 16% dizem comprar no mesmo instante em que vê o publi post do influenciador.

O levantamento ainda mostra que ter grande visibilidade e lembrança espontânea dos seguidores não implica necessariamente em ser uma autoridade em determinado segmento. Além disso, a pesquisa aponta que diversas fórmulas prontas de publicidade (como a clássica combinação “um post + três stories) já não surtem tanto efeito, e que cada nicho requer abordagens específicas.

Nos últimos dias, a Youpix lançou outra pesquisa, mas dessa vez com a Brunch, que revelou que o número de creators que vivem dessa profissão cresceu de 2022 para 2023. Em 2022, eram 74,7% ganhando dinheiro na profissão, agora são 81,4%.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Marcas promovem ações para divulgar a série Senna, da Netflix

    Marcas promovem ações para divulgar a série Senna, da Netflix

    Guaraná Antarctica e Heineken celebram estreia da série sobre o piloto com cinema e latas comemorativas

  • Inclusão racial perde força – e investimentos – no marketing de influência

    Inclusão racial perde força – e investimentos – no marketing de influência

    Profissionais do segmento apontam arrefecimento do interesse das marcas em falar sobre diversidade inclusive no mês da Consciência Negra