700 horas ao vivo e Cazé: os planos do COB para o Pan
Comitê Olímpico do Brasil terá equipe de 40 profissionais e quatro canais que exibirão todas as disputas em Santiago, além de uma parceria com a CazéTV
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Valeria Contado
18 de outubro de 2023 - 12h18
O Comitê Olímpico do Brasil (COB), por meio do Canal Olímpico, será o player responsável pela transmissão dos Jogos Pan-americanos Santiago 2023. O segundo maior evento esportivo para a entidade, que acontece de 20 de outubro a 5 de novembro, será exibido na íntegra no canal e no aplicativo do COB.
Desse modo, o comitê criou quatro canais que exibirão todas as disputas, somando mais de 700 horas de programação ao vivo. Cada um desses perfis receberá partidas ao vivo e programas que darão um panorama sobre o que está acontecendo na competição, com transmissões diretamente da Casa Brasil.
Para isso, o Canal Olímpico montou uma equipe com comentaristas, narradores e repórteres para a cobertura completa da competição. O COB levará um grupo com 40 profissionais que serão responsáveis por acompanhar o Time Brasil em toda a sua jornada. “A partir do momento que compramos os direitos, tivemos que qualificar a transmissão. As pessoas querem ter emoção, fizemos um grande esforço para trazer pessoas da grande mídia”, afirma o diretor de comunicação do COB, Paulo Condé.
Dentre os nomes estão os apresentadores Álvaro José, do Grupo Bandeirantes; Fernando Nardini, da ESPN; Beth Romero, do canal Se Joga Beth; além da repórter e comentarista Juliana Yamaoka, da BandSports e Paramount+; e a ex-jogadora de vôlei Fernanda Garay.
Num primeiro momento, o COB, em parceria com a PanAm, tentou negociar os direitos da competição para distribuição na TV. Como as tratativas com Globo e Band não seguiram, a entidade viu na plataforma um meio para distribuir o conteúdo em território brasileiro.
“Temos uma boa base de assinantes (no Canal Olímpico), então, surgiu a ideia de transmitir por lá”, explica o diretor. Desse modo, os Jogos Pan-americanos terão todas as disputas exibidas de forma online e gratuita, não só através da plataforma como do canal no YouTube.
Com os direitos adquiridos e com uma parceria com a CazéTV em andamento — Casimiro Miguel é um dos padrinhos do Time Brasil –, o COB viu mais um potencial na expansão de conteúdo. Com isso, o canal do streamer, que já exibiu em sua grade eventos como Copa do Mundo (masculina, em 2022, e feminina, em 2023) e o Mundial de Ginástica, se tornou um dos players que exibirá a competição.
O Canal Olímpico é responsável, atualmente, pela transmissão de competições como a Diamond League, de atletismo, o circuito da Federação Internacional de Judô, etapas de Copa do Mundo e Mundiais de Ginástica e o circuito Mare Nostrum, de natação.
“Estamos tentando implementar essa marca no Movimento Olímpico. Queremos estabelecer um ponto de contato com a juventude. Por isso, as transmissões seguirão um padrão como uma linguagem de internet. Queremos o COB mais próximo dos espectadores”, avalia o diretor.
A transmissão com a CazéTV faz parte de uma parceria. Apesar de cada um dos players ter sua própria grade de programação, alguns programas e profissionais podem aparecem em ambos os canais.
Para essa edição dos Jogos Pan-americanos, a LiveMode – agência que negocia direitos para a CazéTV – preparou uma programação especial. A grade terá mais de 450 horas de programação ao vivo e 24 horas de conteúdo por dia.
Essa programação foi chamada pela agência de “Multiverso Pan”, já que será través dela que os torcedores poderão acompanhar as múltiplas modalidades que tiveram destaque.
A estratégia comercial que envolveu a negociação dos direitos de transmissão foi responsabilidade da LiveMode. A agência captou os patrocinadores que aparecerão durante as lives na CazéTV.
Desse modo, empresas como CSN (Companhia Siderúrgica Nacional), Havaianas, Medley, Netshoes, Pixbet, Smart Fit, Unicesumar e XP devem estar presentes na transmissão.
No entanto, as marcas patrocinadoras do Comitê Olímpico também terão sua imagem e ações de branded reproduzidas no Canal Olímpico. “Concentramos as cotas com a CazéTV, vendemos um outro plano para marcas que são de outras grades”, afirma Condé.
Já o COB tem o patrocínio das empresas: XP, Medley, Mormaii, Vivo, Smart Fit, Havaianas, Riachuelo, New On, Grupo Águia, Ajinomoto, Peak, Max Recovery, Boali, Estácio, Águia Branca e Aliança Francesa. Além disso, a entidade tem parceria com as Loterias Caixa, que repassam 1,7% do valor apostado em todas as loterias federais do País para investimento no esporte olímpico brasileiro.
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