A conexão entre realities e o Twitter
Segundo levantamento feito pela plataforma, 91% dos usuários da rede social a veem como uma extensão da experiência de acompanhar os programas do gênero pela TV
Segundo levantamento feito pela plataforma, 91% dos usuários da rede social a veem como uma extensão da experiência de acompanhar os programas do gênero pela TV
Bárbara Sacchitiello
17 de fevereiro de 2022 - 11h58
Acompanhar a programação de TV enquanto posta mensagens nas redes sociais é o hábito de muitos brasileiros, já há alguns anos. E quando se trata de assistir a realities, essa combinação das duas telas ganha ainda mais força. Um levantamento feito pelo Twitter no Brasil, divulgado nesta quinta-feira, 17, mostra que 91% das pessoas que usam a rede social no País veem a plataforma como uma extensão da experiência de assistir a realities.
Além da possibilidade de comentar em tempo real sobre os acontecimentos dos realities e o desempenho dos participantes, o Twitter também acaba fazendo a função de fornecer informação sobre os programas. O levantamento feito pela plataforma mostrou que 91% dos usuários da rede no País vão à timeline para acompanhar os acontecimentos mais marcantes de realities como Big Brother Brasil, A Fazenda, MasterChef e outros.
O levantamento, que foi realizado em parceria com a Mind Miners e utilizou dados da plataforma coletados em novembro de 2021, apontou, ainda, que 94% dos usuários da rede social consideram que é no Twitter que eles encontrarão informações e curiosidades sobre o que está acontecendo no reality.
Um exemplo da forte conexão entre o gênero televisivo e a rede social está no ranking das atrações de TV mais comentadas no Twitter no ano passado: das cinco atrações de TV mais citadas na rede social, quatro são relacionados a realities. O Big Brother Brasil, da Globo, ficou na liderança, seguido de A Fazenda 13, da Record TV. Em terceiro, apareceu o termo #RedeBBB, relacionada ao universo digital do BBB; em quarto lugar, ficou a edição anterior do reality da Record, A Fazenda 12, seguida do programa Fantástico, da Globo (única atração de fora do universo dos realities a compor o ranking das atrações de TV mais comentadas).
O estudo feito pela rede social também explora o potencial que a essa conexão de segunda tela pode gerar para as marcas que patrocinam realities. A pesquisa apontou que 71% dos usuários do Twitter veem a plataforma como o melhor ambiente para as marcas falarem sobre realities. Quase o mesmo percentual (72%) dos usuários do Twitter que assistem a esse gênero televisivo lembram-se de ações de marcas realizadas em realities.
O público também gosta de acompanhar as postagens das marcas e sua comunicação no ambiente da rede social. Segundo o levantamento, o tipo preferido de conteúdo que as pessoas querem ver, por parte das marcas, são memes (citados por 57%), seguido de produtos (55%), comentários (51%), vídeos (49%) e outros tipos de ações especiais (48%).
Os usuários do Twitter também acreditam que as marcas podem ampliar, na rede social, as ofertas ou cupons de descontos para quem assiste e comenta os programas que esses anunciantes patrocinam. Entre os usuários analisados, 66% gostaria de ver mais ações desse tipo. Já 65% dizem que as marcas poderiam levao ao Twitter ofertas exclusivas, sorteios (58%), produtos personalizados (38%) e mais comentários a respeito dos realities (31%).
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