A despedida do Jornal da Tarde
Última edição do jornal faz uma homenagem à cidade de São Paulo e relembra os principais momentos dos 46 anos de história da publicação
Última edição do jornal faz uma homenagem à cidade de São Paulo e relembra os principais momentos dos 46 anos de história da publicação
Bárbara Sacchitiello
31 de outubro de 2012 - 10h48
“Obrigado, São Paulo”. Com essa frase, o Jornal da Tarde se despede dos leitores na última edição dos seus 46 anos de história. Uma foto tirada do terraço do edifício Itália, um dos cartões-postais da cidade, ilustra a capa da edição desta quarta-feira, 31 de outubro. Conforme já havia anunciado em comunicado oficial distribuído no início desta semana, o Grupo Estado decidiu suspender as operações do JT por decisões estratégicas, passando a concentrar seus investimentos unicamente no Estadão.
A despedida do Jornal da Tarde ganhou quatro páginas desta edição, além do editorial, que ressalta que o “Jornal da Tarde sai de cena para entrar na história do jornalismo brasileiro”, fazendo também uma análise do papel da imprensa na construção de uma sociedade mais crítica e independente. O editorial termina com a mensagem “O JT faz parte desta obra ao abrir novos caminhos. Cabe-nos continuar a percorrê-los”.
Em duas páginas duplas, o jornal resgata algumas das capas mais importantes de sua história – um dos principais marcos do Jornal da Tarde, que foi concebido com uma concepção mais visual, valorizando sempre as imagens como principal meio de divulgação de notícias. A edição também lista todos os editores-chefes e diretores de redação que comandaram o JT (desde Mino Carta, que iniciou o jornal em 1966, até Décio Trujilo, que chefiou a redação desde 2011 até esta última edição). Os 23 prêmios Esso conquistados pelo jornal também estão listados na página.
A publicidade também foi destaque desta última edição. O JT reservou uma página para destacar imagens de campanhas publicitárias feitas pelo jornal em sua história, ressaltando que elas sempre foram marcadas com ironia fina e bom humor. Por fim, o jornal publicou uma foto da equipe de redação reunida para o fechamento da última edição.
Jornal do Carro e assinantes
A única coisa do Jornal da Tarde que não ficará somente na memória dos leitores é o Jornal do Carro, uma das publicações mais respeitadas e tradicionais do jornalismo automotivo. Em um box nesta edição, o Grupo Estado explica que o suplemento continuará circulando, encartado no Estadão, nas edições de quarta-feira e domingo.
Para os assinantes, o Grupo avisa que, por conta da descontinuidade da publicação, todos aqueles que possuírem créditos referentes às assinaturas poderão resgatar o dinheiro diretamente com a Central de Atendimento. O Grupo também oferece a possibilidade de manutenção da assinatura, substituindo o JT pelo Estadão.
Compartilhe
Veja também
Governo dos EUA oficializa pedido de divisão entre Google e Chrome
Após ter expressado sua intenção um dia antes, Governo dos Estados Unidos oficializa pedido de separação do Google, por meio da venda de seu navegador Chrome
WhatsApp lança solução para transcrição de áudios
Em fase de lançamento global, recurso está disponível em inglês, português, espanhol e russo