Bárbara Sacchitiello
12 de setembro de 2024 - 16h47
Rodrigo Carelli, diretor de A Fazenda, e a apresentadora Adriana Galisteu, que comandará A Fazenda 16 (Crédito: Reprodução)
*Colaborou Carolina Huertas
** Atualizada em 13/9, às 15h19
A edição de 2024 de A Fazenda, que começa na próxima segunda-feira, 16, na Record, já terá início com um elemento diferente. O reality-show não terá mais no X a sua principal sala de conversas, como aconteceu nas edições anteriores.
Com a plataforma suspensa no Brasil desde o dia 30 de agosto, a Record já vem trabalhando a estratégia de levar os comentários, debates e fofocas sobre os peões para outras redes sociais.
Os comentários do público, que são exibidos na tela a cada episódio do reality, continuam no ar. Desta vez, porém, a Record buscará posts do Threads, Bluesky, Instagram, Kwai e outras plataformas.
“O maior desafio multiplatorma de A Fazenda, e, talvez, de todo o nosso mercado neste momento, é o fato de não termos mais o X (antigo Twitter) e duas outras redes sociais ‘nasceram’ no lugar: Threads e Bluesky”, comentou Bia Cioffi, diretora de conteúdo digital e transmídia da Record, em evento promovido pela emissora nesta quinta-feira, 12, para apresentar a sede da edição de 2024 da Fazenda.
A executiva diz que é importante que o reality consiga lidar com as redes que vão surgindo e ganhando popularidade. “Queremos estar presentes em todas essas redes de maneira muito adequada. Até porque, o público de A Fazenda já se comunica nas mais diferentes plataformas e não está sendo diferente agora”, comentou.
Patrocinadores e ativações na casa
A casa, localizada em Itapecerica da Serra, na Grande São Paulo, e que servirá de moradia para os peões que disputarão o prêmio milionário de A Fazenda, terá também a presença, pelo menos, nove marcas patrocinadoras.
Antes da estreia, a Record já firmou parcerias com Aurora, Betano, Centrum, Dermacyd, Epocler (Hypera Pharma), Kwai, Neosaldina, VitaSupraz e VivaSorte, que promoverão dinâmicas, provas e ações para os participantes, que, mais uma vez, serão conduzidos pela apresentadora Adriane Galisteu.
Desse grupo, Aurora, Betano e Kwai estiveram na edição de 2023 do reality e, agora, renovaram a parceria para aproveitar por mais um ano a visibilidade do confinamento.
Assim como fez em 2023, a Betano ambientou um dos quartos da casa, levando a estética do ambiente esportivo ao local.
Já o Kwai será a marca patrocinadora do Paiol, um ambiente de pré-confinamento, em que oito pessoas irão disputar quatro vagas para ingressarem na sede da Fazenda.
A plataforma de vídeos curtos também manterá a produção de conteúdos exclusivos pelos peões, com vídeos em que os próprios participantes falam sobre o confinamento e os desafios das provas e convivência. A plataforma também terá Kerline, ex-participante do BBB, como embaixadora da nova edição de A Fazenda, responsável por produzir conteúdo sobre o programa.
Dinâmicas de A Fazenda 16
De acordo com Rodrigo Carelli, diretor do núcleo de realities da Record, A Fazenda 16 começará com a seguinte dinâmica: na segunda-feira, 16, a casa principal será ocupada por 20 participantes, enquanto outros 8 estarão no paiol, disputando, pelo voto popular, quem ingressa na sede.
Desse grupo do paiol, seis são ex-participantes de outros realities, enquanto dois são influenciadores já bem conhecidos no Kwai.
Na quinta-feira, 19, os quatro participantes do paiol que forem mais votados ingressam na sede e a disputa começa, de fato, com 24 peões disputando o prêmio.
“A sede estará mais lotada do que nunca e, com o elenco explosivo que a gente tem, e todos estando juntos nesse espaço, isso irá gerar muitas histórias, Queremos histórias e coisas acontecendo”, disse Carelli, também na apresentação do reality.
Para ajudar a repercutir os debates e assuntos de A Fazenda, a Record recorreu a uma participante da edição do ano passado e que, agora, terá um quadro fixo na nova temporada. A ex-jogadora de vôlei Marcia Fu conduzirá o FUzenda, quadro com comentários sobre a temporada.