A importância das experiências interativas para o Tinder
Com Swipe Night, plataforma quer se mostrar aos usuários como um ambiente que oferece outras experiências além do match
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Bárbara Sacchitiello
17 de novembro de 2021 - 17h05
Conectar pessoas no ambiente virtual e, a partir disso, propiciar encontros no mundo real é a proposta do Tinder. Para fazer com que essa conexão aconteça de forma mais fluida entre seus usuários, a empresa vem, há algum tempo, investindo em experiência interativas.
Neste mês, o Tinder lançou a temporada 2021 do Swipe Night, uma série interativa que coloca os usuários dentro de histórias e que também permite a interação e conversas entre os participantes. O projeto foi a primeira experiência interativa feita pela plataforma social e, na opinião de Rodrigo Fontes, country director do Tinder no Brasil, revolucionou a forma como os membros do app interagem e conhecem novas pessoas.
“Uma pesquisa recente que fizemos mostrou que a Geração Z, nosso público-alvo, deseja experiências interativas que forneçam um contexto melhor para iniciar conversas que valham a pena”, conta o country director, revelando que a experiência lançada no ano passado atingiu 20 milhões de usuários do Tinder, em todo o mundo.
Além de mais “matchs”, o Swipe Night também rendeu reconhecimento. A edição de 2020 do projeto recebeu o Grand Prix na categoria Entertainment da edição deste ano do Cannes Lions. O mesmo projeto também foi indicado ao Emmy, a principal premiação internacional de conteúdo televisivo. Para este ano, a empresa pensou em uma nova narrativa que trouxesse uma atmosfera de mistério para os usuários. Dessa forma, surgiu o Swipe Night: Killer Weekend, cujos episódios vêm sendo apresentados semanalmente aos usuários ao longo deste mês.
“O retorno da Swipe Night gira em torno de um misterioso assassinato entre um grupo de amigos durante um final de semana de aniversário, onde tudo termina terrivelmente mal. Toda a experiência – do gênero da narrativa às novas ferramentas – foi desenvolvida para gerar mais engajamento”, conta Fontes. O executivo diz que as narrativas de mistério são muito populares entre a greração Z e que, neste ano, as narrativas ‘true crime’ estão bombando entre os usuários do aplicativo. No projeto, os usuários vão navegando pela série e decidindo os desfechos da história. Após o fim de cada episódios, é possível conversar com outras pessoas que também estão participando da experiência.
A história foi desenvolvida em Los Angeles, nos Estados Unidos, e as filmagens aconteceram no México, sob direção de Sasie Sealy. O executivo da plataforma no Brasil diz que o reconhecimento da produção nos festivais é um marco no Tinder e que isso não seria possível sem uma cultura que fomenta a inovação e uma equipe comprometida a desafiar os limites. “Swipe Night é um grande exemplo do que pode acontecer quando os times são desafiados a conceber ideias grandiosas e ousadas. Seguimos investindo em produtos de qualidade e escutando as necessidades dos nossos membros para oferecer a melhor experiência dentro do app”, diz.
A nova temporada de Swipe Night ficará disponível na plataforma pelo período de um ano. O Tinder ainda não confirma a produção de uma temporada da série para 2022. Ainda assim, a criação de experiências interativas continuará sendo algo importante na companhia. “Swipe Night é um dos recursos que desenvolvemos para tornar o Tinder um lugar não apenas para arrastar para um lado ou para o outro, mas para interagir e gerar conexões. Enquanto houver interação e engajamento em torno dessa experiência, continuaremos considerando a possibilidade de criar novas temporadas”, promete Fontes.
*Credito da imagem de topo: Shutterstock
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