Abert apresenta app integrado de rádios
App único traz mais de 2,3 mil emissoras e abre caminho para série de campanhas da associação
App único traz mais de 2,3 mil emissoras e abre caminho para série de campanhas da associação
Igor Ribeiro
12 de julho de 2017 - 7h19
A Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) começa a intensificar a campanha de lançamento de suas plataformas de rádio para smartphones. Chamado de MobiAbert, o projeto prevê três fases, com dois grandes anúncios nos meses de agosto e setembro.
O primeiro resultado é o aplicativo de integração de emissoras de todo País, também chamado MobiAbert. O app já está disponível para ser baixado para Apple ou Android desde abril, mas agora começa a receber um plano mais estruturado para sua divulgação. O programa disponibiliza ao usuário o acesso ao conteúdo via streaming de 2,3 mil rádios de todo o País, além de conteúdo noticioso do G1 e do site da própria associação.
O ouvinte pode filtrar emissoras por localidade, gênero (tipo de música, notícias, esportes etc.), entre outros filtros. “Se o usuário fizer um cadastro, ele tem acesso a outras ferramentas, como favoritar suas rádios e seguir ou ter seguidores”, relata Tainá Farfan, coordenadora do projeto MobiAbert. Além dessas funções, o cadastro dá direito a uma interface que permite trocar mensagens com o radiodifusor; função sleep, que possibilita programar para parar de tocar após certo tempo; personalizar o visual do app; e apontar as músicas preferidas, ajudando a compor rankings das “mais pedidas”, entre outros.
Admirável mundo novo
Junto ao novo aplicativo, a associação também coloca no ar o MobiAbert Play que adapta para o desktop a experiência no smartphone. O site é destinado ao usuário que quer ouvir rádio no trabalho ou em casa, economizando no plano de dados, por exemplo.
Produto próprio
Uma terceira solução desenvolvida pela Abert para os associados é um aplicativo exclusivo, em que a rádio pode ter uma plataforma própria para sua transmissão online e outros conteúdos. A empresa paga cerca de R$ 3 mil pelo desenvolvimento do produto e testa a plataforma por seis meses gratuitamente. Se optar por continuar com o app, o radiodifusor desembolsa um salário mínimo ao ano para manutenção.
Uma nova versão do app exclusivo será lançada em agosto. Segundo Tainá, uma das novidades é a possibilidade de streaming duplo, de notícias e futebol, por exemplo.
Um levantamento interno da associação estima que em 2013, mil rádios do Brasil tinham aplicativo próprio de streaming para smartphones. Hoje, são cerca de 4 mil, sendo mil com a tecnologia da Abert — a desenvolvedora Access é parceira da entidade no projeto.
Rádio online já chega a 61% dos americanos
Compartilhe
Veja também
Marcas promovem ações para divulgar a série Senna, da Netflix
Guaraná Antarctica e Heineken celebram estreia da série sobre o piloto com cinema e latas comemorativas
Inclusão racial perde força – e investimentos – no marketing de influência
Profissionais do segmento apontam arrefecimento do interesse das marcas em falar sobre diversidade inclusive no mês da Consciência Negra