Abril lança projeto para Copas no País
Com foco na Copa das Confederações e no Mundial da Fifa, plano conta com ações integradas em todas as marcas do grupo
Com foco na Copa das Confederações e no Mundial da Fifa, plano conta com ações integradas em todas as marcas do grupo
Nathalie Ursini
16 de julho de 2012 - 10h31
A Abril Mídia apresentou ao mercado, na semana passada, o projeto de comercialização publicitária de suas marcas durante a Copa das Confederações (2013) e o Mundial da Fifa (2014). O plano integra todos os veículos e garante presença nas chamadas “cinco telas” — mídias impressa, eletrônica e digital, Elemídia e tablet — e em eventos especiais.
Além de envolver 46 títulos da editora, o grupo lança, ainda, uma revista especial sobre futebol nas Américas, a Revista da Copa, em três edições e tiragem prevista de 12 milhões de exemplares, ao todo. “As Copas são eventos para a família toda, não apenas para o público masculino, feminino ou jovem. Por isso, cada revista vai abordar o assunto de acordo com o seu foco”, conta Sandra Sampaio, diretora de integração comercial da Abril.
Estão disponíveis no mercado oito cotas ouro e oito prata para dois anos seguidos de exposição dos anunciantes, de novembro de 2012 a outubro de 2014. O plano é extenso: três edições do Guia Veja da Copa, três edições do Guia Placar da Copa, 12 edições simultâneas de Veja — O Melhor da Cidade, uma para cada sede, seis fascículos Histórias das Copas na Veja e na Placar, dois suplementos especiais da Placar em oito revistas masculinas, dois suplementos especiais da Placar em 12 revistas femininas, um suplemento especial Viagem e Turismo em 11 revistas, três especiais Contigo, dois suplementos Copa Curiosa em nove revistas, um suplemento Saúde na Copa em cinco revistas, um Guia Pocket Quatro Rodas, coleção Recraques Recreio, quatro pôsteres Nova Escola, e 34 edições diárias do Jornal Placar durante a Copa do Mundo. A MTV vai utilizar humor e música para adaptar a pauta ao seu target e a rede de out-of-home Elemídia será atualizada minuto a minuto com informações de todos os acontecimentos.
Integração
“Sabemos que essa será a Copa da segunda tela, a maior parte das pessoas vai assistir aos jogos conectada a smartphones e a tablets. Por isso, a integração em todas as mídias é o grande diferencial”, explica Sandra. O conteúdo que tem origem nas revistas se desmembra para as demais plataformas onde os patrocinadores também estarão presentes. No meio digital, os portais de cada título trarão atualização de conteúdo, bem como aplicativos para tablets e smartphones. “Há ainda uma plataforma que permeia por todas essas mídias. O Gamification, um aplicativo que vai permitir que as marcas patrocinadoras interajam mais com o público”, conta Thaís Chede, diretora-geral de publicidade. “Vai ser como uma gincana, em que a população será desafiada a tirar uma foto com uma bola de futebol e a camisa do Brasil, por exemplo, há uma pontuação e ela concorre a prêmios de uma marca”, completa Thaís. Todo o conteúdo do Gamification será produzido pelos 16 patrocinadores.
Outros projetos especiais preparados pela empresa são o InfoTrends Futebol 3.0, encontro que vai reunir especialistas em inovação, cultura digital e tecnologias voltadas para o esporte, o Concurso Musa 2014, com candidatas das 12 cidades-sedes, Exposição de fotos Placar com imagens inéditas dos 44 anos do Brasil na Copa, e o Exame Fórum Negócios na Copa, evento que abre o projeto da Abril Mídia em novembro deste ano, com a presença de representantes do mercado e do governo.
“Vamos envolver a audiência de todas as formas e, para os patrocinadores, será incrível”, antecipa Thaís. De acordo com Sandra, o grande diferencial é que os patrocinadores serão ativos na construção de conteúdo. “O conceito é oferecer a audiência que nós já temos para as marcas aproveitarem além dos 90 minutos durante as Copas”, completa.
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