Accenture: consumo de TV cai 26%, enquanto VOD cresce

Buscar

Accenture: consumo de TV cai 26%, enquanto VOD cresce

Buscar
Publicidade

Mídia

Accenture: consumo de TV cai 26%, enquanto VOD cresce

Levantamento da Accenture indica que público aumentou consumo de conteúdo por mídias digitais


11 de setembro de 2024 - 6h00

Nota atualizada em 12/09 às 10h48

Os consumidores vem aumentando seu consumo de mídias digitais, incluindo streamings de conteúdo, mídias sociais e videogames. Em contrapartida, o consumo de meios tradicionais está em queda. Esses apontamentos fazem parte do “Reinvent for Growth: only the radical survive”, estudo da Accenture. A pesquisa consultou 6 mil consumidores globais sobre seus hábitos e preferências ao consumir mídia.

Segundo Accenture, consumidores tem preferência por conteúdo ao vivo e gerado pelo usuário (Crédito: Shutterstock)

Segundo Accenture, consumidores tem preferência por conteúdo ao vivo e gerado pelo usuário (Crédito: Shutterstock)

O levantamento indica que 26% dos entrevistados passaram menos tempo assistindo televisão — aberta e por assinatura. No Brasil, esse índice é de 33%. Por outro lado, as assinaturas de plataformas de VOD (sigla para vídeo sob demanda, em inglês) cresceram 57%.

Levando em conta canais de mídia, as redes sociais e videogames também apresentaram crescimento no consumo. O uso das redes sociais cresceu 52% e de videogames amentou 50%. Segundo a Accenture, esses são meios nos quais empresas de mídia tradicional tem pouca ou nenhuma presença.

Outros elementos que fogem do tradicional e ganha atenção do público são os criadores de conteúdo e o conteúdo gerado pelo usuário, também conhecido como UCG (sigla para conteúdo gerado pelo usuário, em inglês). Esses ocupam um lugar tão privilegiado quanto a mídia tradicional. Dentre os consumidores entrevistados, 58% afirmam que o conteúdo de usuários é tão divertido quanto a mídia tradicional. Além disso, 8% dizem que confiam nos criadores de conteúdo tanto quanto em veículos de mídia consagrados.

Crescimento das big techs

A Accenture relaciona esses números aos investimentos de big techs em diversificar receitas com streamings, jogos, serviços de armazenamento em nuvem, entrega grátis, entre outros. A empresa projeta que até 2030, o investimento do consumidor nesses planos de benefícios chegue a US$ 3,5 trilhões.

Por isso, a Accenture espera que as big techs apresentem crescimento duas vezes mais rápido que mídias tradicionais até 2025.

Diante disso, a multinacional acredita que empresas de mídia tradicional devam investir em fusões com estúdios de jogos, em programação esportiva ao vivo e na aquisição de um provedor de sistema operacional de TV conectada.

Conforme dados da pesquisa, 47% dos consumidores aumentaram o consumo de conteúdo esportivo ao vivo este ano. Adicionalmente, eles passam 53 minutos por dia assistindo a esse conteúdo.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Publicidade programática está em 25% das campanhas de DOOH no Brasil

    Publicidade programática está em 25% das campanhas de DOOH no Brasil

    Além disso, segundo pesquisa da VIOOH, 43% dos profissionais de marketing acreditam no crescimento de 27% em DOOH programático

  • Meta apresenta formatos de anúncios para temporada de compras

    Meta apresenta formatos de anúncios para temporada de compras

    Recursos e formatos incluem direcionamento para aplicativos, site, destaque para promoções e mensagens personalizadas