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Aeroportos: 9 em cada 10 pessoas notam a publicidade nos ambientes

Estudo realizado pela JCDecaux em parceria com o Datafolha aponta também o potencial de consumo do público que frequenta aeroportos no Brasil


22 de janeiro de 2025 - 7h46

Aeroportos publicidade

(Crédito: Reprodução)

A publicidade nos aeroportos não passa despercebida pelos passageiros que frequentam esses ambientes. Um levantamento feito pela JCDecaux junto ao Datafolha apontou que 9 entre 10 pessoas notam os anúncios e mensagens publicitárias presentes nesses locais e, também, que boa parte desse público pretende interagir com esses anúncios.

O estudo foi realizado no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, e no Aeroporto Internacional de Brasília. Juntos, os dois locais recebem mais de 60 milhões de passageiros por ano, o que representa cerca de 30% da audiência total aeroportuária do País.

O intuito da pesquisa, além de mapear o perfil e hábito desse público, também era detectar a impressão das pessoas em relação à publicidade, uma vez que os aeroportos são uma das mais importantes verticais das empresas de mídia out-of-home.

Além de perceberem a publicidade nesses canais, a maioria do público (84%) também tem intenção de interagir com essas mensagens, em suas mais diferentes formas (colunas digitais, painéis estáticos, telas, adesivações etc).

A JCDecaux e o Datafolha também apontaram que, geralmente, os frequentadores de aeroportos lembram-se de anúncios e mensagens publicitárias de quatro marcas quanto estão nesses ambientes.

Dessas publicidades mais lembradas, as categorias mais mencionadas foram restaurantes e lanchonetes (66% para passageiros de voos nacionais e 43% de voos internacionais); perfumes (33% em voos nacionais e 45% em internacionais); bancos e investimentos (23% em nacionais e 29% em internacionais) e cartão de crédito (19% em voos nacionais e 30% em voos internacionais).

Ainda, 62% dos entrevistados dizem que gostam de ver publicidade nesses ambientes e, para 89% dos frequentadores, tanto as marcas brasileiras quanto as internacionais são valorizadas. A atuação na pauta ESG continua algo importante, já que 84% declararam que se identificam com empresas que se mostram ativas em relação à pauta de sustentabilidade.

As pessoas também costumam consumir dentro dos aeroportos. De acordo com o estudo, 80% dos passageiros compram algo ou utilizam ao menos três tipos de serviços nos aeroportos a cada viagem que fazem.

A categoria de alimentação e bebidas lidera, com 73% de citações por quem pega voos nacionais e 76% de quem pega voos internacionais. Compras de lembrancinhas, souvenirs, presentes e bens de consumo também foram citadas pelos passageiros.

Em média, as pessoas gastam R$ 167 nos aeroportos (em caso de voos nacionais) e R$ 244 em voos internacionais.

O público dos aeroportos brasileiros

O estudo também apontou o perfil do público que costuma frequentar os aeroportos brasileiros. De acordo com o levantamento, a renda familiar das pessoas viajam de avião nesses locais supera, em média, 13 salários mínimos.

Desse público avaliado, 73% costumam pegar voos nacionais enquanto 27% fazem viagens internacionais. Em relação ao gênero, 55% dos frequentadores desses aeroportos são homens e 45% são mulheres.

A maioria desse público (64%) tem ensino superior completo e também a maior parte (65%) costuma viajar sozinha.

O levantamento também avaliou a frequência das viagens: 72%: das pessoas dizem fazer viagens nacionais anualmente; 30% pegam voos nacionais a cada três meses ou com maior frequência.

A maioria do público (41%) viaja a lazer, enquanto 35% viajam por motivo de trabalho. As pessoas, ainda, dizem que também viajam para visitar familiares (13%) e para estudar (4%). Outros motivos de viagens somam 4%.

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