Aeroportos: 9 em cada 10 pessoas notam a publicidade nos ambientes
Estudo realizado pela JCDecaux em parceria com o Datafolha aponta também o potencial de consumo do público que frequenta aeroportos no Brasil
Aeroportos: 9 em cada 10 pessoas notam a publicidade nos ambientes
BuscarAeroportos: 9 em cada 10 pessoas notam a publicidade nos ambientes
BuscarEstudo realizado pela JCDecaux em parceria com o Datafolha aponta também o potencial de consumo do público que frequenta aeroportos no Brasil
Bárbara Sacchitiello
22 de janeiro de 2025 - 7h46
A publicidade nos aeroportos não passa despercebida pelos passageiros que frequentam esses ambientes. Um levantamento feito pela JCDecaux junto ao Datafolha apontou que 9 entre 10 pessoas notam os anúncios e mensagens publicitárias presentes nesses locais e, também, que boa parte desse público pretende interagir com esses anúncios.
O estudo foi realizado no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, e no Aeroporto Internacional de Brasília. Juntos, os dois locais recebem mais de 60 milhões de passageiros por ano, o que representa cerca de 30% da audiência total aeroportuária do País.
O intuito da pesquisa, além de mapear o perfil e hábito desse público, também era detectar a impressão das pessoas em relação à publicidade, uma vez que os aeroportos são uma das mais importantes verticais das empresas de mídia out-of-home.
Além de perceberem a publicidade nesses canais, a maioria do público (84%) também tem intenção de interagir com essas mensagens, em suas mais diferentes formas (colunas digitais, painéis estáticos, telas, adesivações etc).
A JCDecaux e o Datafolha também apontaram que, geralmente, os frequentadores de aeroportos lembram-se de anúncios e mensagens publicitárias de quatro marcas quanto estão nesses ambientes.
Dessas publicidades mais lembradas, as categorias mais mencionadas foram restaurantes e lanchonetes (66% para passageiros de voos nacionais e 43% de voos internacionais); perfumes (33% em voos nacionais e 45% em internacionais); bancos e investimentos (23% em nacionais e 29% em internacionais) e cartão de crédito (19% em voos nacionais e 30% em voos internacionais).
Ainda, 62% dos entrevistados dizem que gostam de ver publicidade nesses ambientes e, para 89% dos frequentadores, tanto as marcas brasileiras quanto as internacionais são valorizadas. A atuação na pauta ESG continua algo importante, já que 84% declararam que se identificam com empresas que se mostram ativas em relação à pauta de sustentabilidade.
As pessoas também costumam consumir dentro dos aeroportos. De acordo com o estudo, 80% dos passageiros compram algo ou utilizam ao menos três tipos de serviços nos aeroportos a cada viagem que fazem.
A categoria de alimentação e bebidas lidera, com 73% de citações por quem pega voos nacionais e 76% de quem pega voos internacionais. Compras de lembrancinhas, souvenirs, presentes e bens de consumo também foram citadas pelos passageiros.
Em média, as pessoas gastam R$ 167 nos aeroportos (em caso de voos nacionais) e R$ 244 em voos internacionais.
O estudo também apontou o perfil do público que costuma frequentar os aeroportos brasileiros. De acordo com o levantamento, a renda familiar das pessoas viajam de avião nesses locais supera, em média, 13 salários mínimos.
Desse público avaliado, 73% costumam pegar voos nacionais enquanto 27% fazem viagens internacionais. Em relação ao gênero, 55% dos frequentadores desses aeroportos são homens e 45% são mulheres.
A maioria desse público (64%) tem ensino superior completo e também a maior parte (65%) costuma viajar sozinha.
O levantamento também avaliou a frequência das viagens: 72%: das pessoas dizem fazer viagens nacionais anualmente; 30% pegam voos nacionais a cada três meses ou com maior frequência.
A maioria do público (41%) viaja a lazer, enquanto 35% viajam por motivo de trabalho. As pessoas, ainda, dizem que também viajam para visitar familiares (13%) e para estudar (4%). Outros motivos de viagens somam 4%.
Compartilhe
Veja também
Vidmob: os segredos para marcas se engajarem no LinkedIn
O relatório Creative Trends Report with LinkedIn analisou dados de mais de 13,6 mil ativos criativos
Globo fecha acordo com Amazon Prime na América Latina
Novela de sucesso da emissora, Avenida Brasil, já está disponível no serviço de streaming da Amazon para região, com exceção do Brasil