Alexandre de Moraes autoriza retorno imediato do X no Brasil
Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) decreta término da suspensão da rede social e orienta Anatel a tomar providências nas próximas 24 horas
Alexandre de Moraes autoriza retorno imediato do X no Brasil
BuscarAlexandre de Moraes autoriza retorno imediato do X no Brasil
BuscarMinistro do Supremo Tribunal Federal (STF) decreta término da suspensão da rede social e orienta Anatel a tomar providências nas próximas 24 horas
Meio & Mensagem
8 de outubro de 2024 - 17h30
Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou, nesta terça-feira, 8, o retorno do X no Brasil.
Para isso, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) terá de notificar as operadoras de internet e comunicar o Supremo em até 24 horas a respeito da efetivação da medida.
A decisão foi tomada depois de o X ter comunicado o STF sobre o pagamento das multas aplicadas – aproximadamente R$ 28,6 milhões – à plataforma pelo descumprimento das decisões judiciais no País.
O X foi bloqueado em todo o território nacional no dia 30 de agosto, depois de a empresa fechar seu escritório brasileiro em 17 de agosto. A organização informou, porém, que a rede continuaria disponível para os brasileiros. Essa foi a primeira violação à lei brasileira, que determina que qualquer empresa que deseje operar no País deve ter um representante local.
Ademais, diante da dificuldade em mapear contas da companhia depois do encerramento das atividades no País, Moraes bloqueou R$ 11 milhões em recursos da Starlink, outra empresa de Musk.
Compartilhe
Veja também
Governo dos EUA oficializa pedido de divisão entre Google e Chrome
Após ter expressado sua intenção um dia antes, Governo dos Estados Unidos oficializa pedido de separação do Google, por meio da venda de seu navegador Chrome
WhatsApp lança solução para transcrição de áudios
Em fase de lançamento global, recurso está disponível em inglês, português, espanhol e russo