Amazon movimenta concorrência
Com a provável chegada do Amazon Prime ao Brasil e os projetos de on-demand locais, aumenta a oferta de conteúdo
Com a provável chegada do Amazon Prime ao Brasil e os projetos de on-demand locais, aumenta a oferta de conteúdo
Mariana Stocco
21 de novembro de 2016 - 14h09
Na última semana, a Amazon divulgou que a Amazon Prime, sua plataforma de streaming semelhante à da Netflix, chegará a 200 países a partir de dezembro. Atualmente, a plataforma está restrita apenas aos Estados Unidos, Alemanha, Japão, Reino Unido e Áustria. Não foram divulgados detalhes de quais países serão alcançados com essa expansão, mas é esperado que o Brasil esteja entre eles. A Netflix opera em mais de 190 países, segundo a própria empresa, e só não está presente na China, Coreia do Norte, Síria Crimeia. Também entrou no ar, na quinta-feira, 17, um anúncio da Amazon, nas buscas do Google, sobre uma nova produção da empresa, com os seguintes dizeres: “The Grand Tour, chegando logo ao Brasil – assine para ser o primeiro a saber”.
Apesar de ser concorrente direto da Netflix, a Amazon Prime Video está distante de alcançar a rival. Em junho, segundo levantamento da Sandvine, seus vídeos consumiram 4% do tráfego de internet, contra 35,2% da Netflix. Um dos fatores que pode contribuir para isso é a assinatura mais cara para o americano: US$ 10,99, contra US$ 9,99 da Netflix.
Netflix almeja 50% de conteúdo original
O serviço de streaming vem crescendo no Brasil e a Netflix passou a ter mais concorrentes para a sua assinatura de R$ 19,90 mensais. Há um ano, a Rede Globo lançou o Globo Play, que conta com mensalidades de R$14,90 e oferece seus programas da TV aberta, inclusive telenovelas, e há dois meses começou a oferecer séries via internet — antes de estrearem na programação.
Na semana passada, a Folha de S.Paulo divulgou que a Globosat, também do grupo Globo, estaria anunciando uma assinatura só pela internet para o Telecine Play, com filmes de grandes estúdios hollywoodianos, recém-saídos dos cinemas. Procurada pela reportagem, a Rede Telecine informou que não comenta o assunto. Além desses serviços, também é esperado para este ano a estreia da HBO Go, com assinatura pela internet, também para não assinantes. O serviço já está disponível para quem tem o pacote HBO comprado por meio da operadora.
Compartilhe
Veja também
Fox diz ter vendido todos os anúncios para o Super Bowl de 2025
Emissora de TV cobrou cerca de US$ 7 milhões por cada comercial de 30 segundos no grande evento da NFL, marcado para 9 de fevereiro
Globo adquire controle da Eletromidia e avança no out-of-home
Grupo de mídia, que já era dono de 27% das ações da empresa, assume mais 47% do negócio, passando a controlar a operação de OOH