30 anos de Caras: marca tem novos projetos e identidade visual
Celebração do aniversário de 30 anos de Caras inclui volta da Ilha de Caras a Angra dos Reis, no Rio de Janeiro, e nova logomarca desenvolvida por Hans Donner
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Giovana Oréfice
7 de fevereiro de 2023 - 11h13
Há 30 anos, a revista argentina Caras desembarcava no Brasil. À época, o jornalismo de celebridades movimentava o mercado editorial impresso. Hoje, a marca segue viva e evoluída nos moldes dos novos canais digitais, comemorando três décadas com uma série de novidades.
O momento do título chega expresso na nova marca. Desenvolvida por Hans Donner, designer reconhecido por seus trabalhos na Globo (como a vinheta de abertura do dominical Fantástico), a nova identidade deverá estampar os eventos e presença da Caras ao longo deste ano.
Além do visual, Donner contribui para a repaginada da marca ao mesmo tempo em que renasce como designer. “Eu percebi que a Caras estava se adaptando, como eu também estou me adaptando. Eu realizei tantos sonhos em termos de design gráfico, vinhetas, aberturas etc, e vou agora para o palpável. Caras está indo justamente para as novas mídias”, comenta. O profissional diz ter saído de um mundo em que atingia 100 milhões de pessoas diariamente na TV, partindo para o digital com um potencial de alcance ainda maior.
O aniversário de 30 anos de Caras, do Grupo Perfil, tem o pontapé inicial das comemorações no camarote na Marquês da Sapucaí, no Carnaval do Rio de Janeiro. Entre os convidados estão nomes como a modelo Gisele Bündchen e o ator Leonardo DiCaprio. Da mesma forma, em abril, a marca reúne grandes nomes nacionais e internacionais em seu novo projeto Caras Amazônia.
“Com Caras Amazônia, trazemos o evento por tudo o que estamos passando – por essa necessidade de olhar para a sustentabilidade e o meio ambiente. Vamos trazer algumas celebridades internacionais para reverberar a Amazônia a partir de Caras no mundo inteiro”, aponta Luís Maluf, diretor geral da Caras. “A iniciativa irá repercutir nos canais digitais e meios impressos em que a marca está presente. A produção de conteúdo engloba a revista física, podcasts, redes sociais, cobertura no site, entre outros.
A comemoração continua no segundo semestre com festas no Palácio Tangará, em São Paulo, e na Ilha de Caras, que retorna a Angra dos Reis, no Rio de Janeiro. Ademais, o reduto reunirá celebridades não só no verão, mas sim durante todo o ano. Além disso, haverá o relançamento da grife da Ilha de Caras, com joias para as 30 maiores celebridades que foram capas da revista ao longo dos anos.
“Novos tempos pedem adaptações. Atualmente, a Caras conta com 20 milhões de usuários únicos e 75 milhões de visualizações mensais. São 6,7 milhões de seguidores no Instagram, 418 mil no Twitter e 364 mil no YouTube, por exemplo. Em síntese, a produção fica em torno de 150 vídeos aos mês.
Maluf comenta que, apesar da mudança do jornalismo de celebridades ao longo do tempo, o veículo mantém um olhar serio para a cobertura de celebridades e high society indepentemente das percepções de quem são de acordo com as gerações
“Antigamente as celebridades atuavam, cantavam ou tinham alguma representação artística para a sociedade. Isso mudou pois a sociedade mudou”, endossa o diretor geral. “Não deixarei de acompanhar esse movimento social que é o nascimento dos influencers, e que tem muita coisa bacana para acompanhar, e o mesmo acontece ao contrário”, complementa.
A marca prepara uma campanha publicitária, produzida in-house, para divulgar as ações de aniversário. As duas maiores focam na Ilha de Caras e nas comemorações de 30 anos, com veiculação a partir do Carnaval. A publicidade é avaliada em torno de R$ 7 milhões.
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