Apagão cibernético afeta empresas em todo o mundo
Problema teria sido causado por falhas em sistemas Windows da Crowdstrike, fornecedora de cibersegurança; apagão causou atraso de voos, comprometeu comunicação e outros
Apagão cibernético afeta empresas em todo o mundo
BuscarApagão cibernético afeta empresas em todo o mundo
BuscarProblema teria sido causado por falhas em sistemas Windows da Crowdstrike, fornecedora de cibersegurança; apagão causou atraso de voos, comprometeu comunicação e outros
Meio & Mensagem
19 de julho de 2024 - 9h08
Empresas de todo o mundo sofreram com um apagão cibernético na madrugada desta sexta-feira, 19. A interrupção afetou companhias aéreas e de telecomunicação, bancos, varejistas, entre outras.
O problema teria sido causado por falhas nos sistemas Windows da Crowdstrike, empresa fornecedora de cibersegurança. Ao que tudo indica, não houve um ataque hacker, conforme apontou o CEO e fundador da CrowdStrike, George Kurts, em publicação em seu perfil no X.
Por meio de uma mensagem via ligação telefônica, a Crowdstrike informava estar ciente dos relatos de travamentos no Windows relacionados ao sensor Falcon. Em linhas gerais, a ferramenta detecta invasões em sistemas.
O executivo afirmou ainda, que o problema foi identificado, isolado e uma correção foi implantada. Confira a postagem:
CrowdStrike is actively working with customers impacted by a defect found in a single content update for Windows hosts. Mac and Linux hosts are not impacted. This is not a security incident or cyberattack. The issue has been identified, isolated and a fix has been deployed. We…
— George Kurtz (@George_Kurtz) July 19, 2024
Também segundo a Microsoft, a falha já foi solucionada e serviços como o Microsoft Defender, OneNote, OneDrive e Windows 365 já voltaram com suas operações normalizadas. Apesar disso, é possível que ainda haja problemas residuais.
Até o momento, o apagão deixou rastros em nível global. Empresas como American Airlines, United e Delta tiveram voos afetados nos Estados Unidos, após paralisações e, consequentemente, atrasos, também registrados em aeroportos da Austrália, Índia e Europa.
Transmissões em emissoras australianas, bem como britânicas, foram impactadas pelo apagão. Já a África do Sul, por exemplo, diversos serviços foram afetados em todo o país – como foi o caso do Capitec – e o serviço de emergência 911 ficou fora do ar no Alasca.
Até mesmo bolsas de valores sofreram com o problema em todo o mundo, prejudicando operações de câmbio. No Brasil, usuários relataram problemas para acessar aplicativos de bancos como Bradesco, Neon, Next e Banco Pan.
No X do Brasil, os termos Bradesco, ataque, Microsoft, Nubank e Windows estão entre os Assuntos do Momento, com internautas comentando sobre o caso e cobrando, principalmente os bancos, sobre a retomada do acesso às plataformas.
Compartilhe
Veja também
Governo dos EUA oficializa pedido de divisão entre Google e Chrome
Após ter expressado sua intenção um dia antes, Governo dos Estados Unidos oficializa pedido de separação do Google, por meio da venda de seu navegador Chrome
WhatsApp lança solução para transcrição de áudios
Em fase de lançamento global, recurso está disponível em inglês, português, espanhol e russo