Após suspensão de FSA, secretário de cultura deixa ministério
Henrique Pires alega discordância com política que resultou no adiamento de edital; entre mais de 70 projetos, quatro séries têm temática LGBT
Após suspensão de FSA, secretário de cultura deixa ministério
BuscarApós suspensão de FSA, secretário de cultura deixa ministério
BuscarHenrique Pires alega discordância com política que resultou no adiamento de edital; entre mais de 70 projetos, quatro séries têm temática LGBT
O ex-secretário de Cultura, Henrique Pires (Crédito: Divulgação)
Henrique Pires, secretário especial de Cultura, sob a pasta da Cidadania, deixou o cargo após afirmar que o governo realiza filtros em relação às políticas culturais. Na quarta-feira, 21, o Planalto publicou no Diário Oficial a suspensão de um edital de financiamento do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) a produções de TVs públicas. O motivo seria o fato de quatro séries de temática LGBT+ estarem entre as participantes.
A presença desses conteúdos no edital foi criticada publicamente pelo presidente Jair Bolsonaro durante uma live nas redes sociais. A suspensão atinge também outras 11 categorias que seriam contempladas pelo FSA. Os projetos deveriam passar por uma comissão especial e, caso aprovados, receberiam verbas que variam entre R$ 400 mil e R$ 800 mil cada. A justificativa oficial do governo à suspensão do edital é que o comitê gestor do fundo precisa ser recomposto.
Em nota divulgada à imprensa, o ministério da cidadania afirmou que Henrique Pires não decidiu sair, mas foi demitido por não desempenhar as políticas propostas pela pasta.
Compartilhe
Veja também
Kwai e Nestlé lideram menções na nona semana do BBB
Stilingue by Blip notou aumento de 32% nas menções dos usuários às marcas patrocinadoras do Big Brother Brasil
Mynd apresenta produtos e projetos do São João
Além da cobertura completa das principais festas juninas do País pela Billboard, a agência promoverá projetos especiais, como o São João da Thay, e a DiaTV terá uma programação para o período