Kuwait desenvolve apresentadora de televisão a partir de IA
Apresentadora virtual Fedha, criada a partir da IA, foi introduzida ao público em postagem no perfil do portal Kuwait News no Twitter
Kuwait desenvolve apresentadora de televisão a partir de IA
BuscarKuwait desenvolve apresentadora de televisão a partir de IA
BuscarApresentadora virtual Fedha, criada a partir da IA, foi introduzida ao público em postagem no perfil do portal Kuwait News no Twitter
Meio & Mensagem
11 de abril de 2023 - 12h33
O site Kuwait News, do Kuwait, apresentou no último sábado, 8, sua apresentadora virtual. Batizada de Fedha, o avatar gerado por inteligência artificial foi introduzido vestindo uma camiseta branca e um casaco preto em vídeo de 13 segundos postado na conta do portal no Twitter. Ao todo, são mais de 1,2 milhões de seguidores nas redes sociais.
A criação faz parte de um projeto ainda em fase de testes, mas surpreende pelo nível de semelhança com a realidade. Em árabe, Fedha apresenta-se: “Sou Fedha, a primeira apresentadora do Kuwait que trabalha com Inteligência Artificial no Kuwait News. Que tipo de notícia você prefere? Ouvimos suas opiniões”. Confira:
أول مذيعة في #الكويت تعمل بالذكاء الاصطناعي
• #فضة.. مذيعة #كويت_نيوز الافتراضية
• ما هي نوعية الأخبار التي تفضلونها بتقديم #فضة زميلتنا الجديدة؟ .. شاركونا آراءكم pic.twitter.com/VlVjasSdpb
— كويت نيوز (@KuwaitNews) April 8, 2023
À Agence France-Presse (AFP), Abdulá Boftain, editor-chefe do Kuwait News, afirmou que o veículo está testando o potencial da IA para propor um “conteúdo novo e inovador”. Além disso, ele declarou que a apresentadora pode adotar o sotaque do país e apresentar um noticiário na própria conta do Twitter do portal.
Ademais, em meio a questionamentos acerca da ética da IA e seus perigos, a novidade levantou debates nas redes sociais. Um jornalista questionou em uma postagem: “Nossos empregos estão em risco. Fedha e seus colegas serão nossos substitutos em um futuro próximo?”.
A exploração da IA no âmbito do jornalismo vem acontecendo de maneira efetiva. Em março, a Bloomberg anunciou o desenvolvimento de uma inteligência artificial própria para o segmento das finanças. Entre as atribuições da BloombergGPT está a classificação de notícias e mecanismo de perguntas e respostas, por exemplo.
Os embates sobre a corrida desenfreada da concorrência pela melhor IA fez crescer a discussão da regulamentação da tecnologia. Ainda segundo a AFP, a China deverá adotar uma “avaliação de segurança” para ferramentas de inteligência artificial generativa, como o ChatGPT. Diversas empresas chinesas já vem apresentando versões da ferramenta, como é o caso da gigante do e-commerce Alibaba.
Ainda que a solução da OpenAI não esteja disponível na China, a nação já visa se preparar para uma espécie de inspeção de segurança para produtos que utilizam a tecnologia e sejam comercializados no território nacional. A informação foi emitida em um projeto de um projeto de regulamentação divulgado nesta terça-feira, 11, pela Administração do Ciberespaço da China.
Segundo o documento, a intenção é garantir o “desenvolvimento saudável e a aplicação padronizada da tecnologia de inteligência artificial generativa”, bem como cuidar para que os conteúdos gerados pela IA reflitam os valores socialistas fundamentais e que não apresentem conteúdo relacionado à subversão do poder do Estado.
Compartilhe
Veja também
X depende menos de anúncios e foca mais em IA e assinaturas
Com a recuperação financeira em progresso, Musk tem apostado em outros caminhos para gerar receita na companhia
TikTok Brasil passa a vender anúncios na ferramenta de busca
Search Ads pretende conectar as marcas aos temas de interesse dos usuários da plataforma