Assinar

A mobilização de artistas sobre o uso de inteligência artificial na música

Buscar

A mobilização de artistas sobre o uso de inteligência artificial na música

Buscar
Publicidade
Mídia

A mobilização de artistas sobre o uso de inteligência artificial na música

Cantores e profissionais da indústria musical dos Estados Unidos, como Billie Eilish, Stevie Wonder e Katy Perry, assinaram uma carta aberta por meio da Artist Rights Alliance


3 de abril de 2024 - 17h11

Nos Estados Unidos, artistas estão se mobilizando para discutir o impacto da inteligência artificial na música.

Por meio da Artist Rights Alliance (ARA), mais de 200 cantores e compositores assinaram uma carta aberta salientando os perigos e a proibição do uso de seu trabalho para o treinamento de modelos de IA.

artistas ia

(Crédito: Adin/Adobestock)

Entre os signatários estão nomes da indústria como Billie Eilish, Katy Perry, Stevie Ronder, Nicki Minaj, Imagine Dragons, Tina Sinatra e Jon Bon Jovi, entre outros.

O documento, destinado a big techs e outras desenvolvedoras da tecnologia, aponta que os artistas devem se proteger contra o uso predatório da IA para utilizar vozes e imagens de artistas profissionais. Segundo a carta, algumas das maiores e mais poderosas empresas já têm utilizado o material para treinar suas ferramentas.

“Se não for controlada, a IA desencadeará uma corrida para o fundo do poço que degradará o valor do nosso trabalho e nos impedirá de sermos compensados ​​de forma justa por isso”, apontam em carta. Veja na íntegra.

Além disso, abordam a violação de direitos de criadores e fazem um apelo para que plataformas de áudio se outros serviços de música se comprometam a “não desenvolver ou implantar tecnologia, conteúdo ou ferramentas de geração de música com IA que prejudiquem ou substituam a arte humana de compositores e artistas ou neguem uma compensação justa pelos trabalhos”, reiteram.

Apesar das críticas, a aliança reconhece que a IA tem um enorme potencial de gerar avanços na criatividade humana, permitindo o desenvolvimento e expansão de novas experiências para os fãs.

Legislação: artistas versus IA

O movimento aquece o debate sobre regulamentação e direitos autorais. No mês passado, o Tennessee aprovou uma lei que visa proteger compositores, artistas e profissionais da insútria musical contra as ameaças da IA neste campo. O estado, conhecido pelo Country e por lançar diversos nomes no mercado, é o primeiro do país a promulgar medidas do tipo.

Batizada de Lei ELVIS (sigla para Ensuring Likeness Voice and Image Security Act, em inglês) é uma atualização de uma lei estadual já vigente, que protege o nome, foto ou imagem da pessoa – e agora é estendida aos artistas e o uso indevido da IA sobre suas vozes, imagem e outros.

O uso de IA aplicada à música já pode ser vista de maneira ampla nas redes sociais. No TikTok, por exemplo, usuários estão viralizando músicas geradas via tecnologia em que artistas interpretam músicas de outros artistas. Foi o caso de Kanye West cantando músicas do Coldplay, Adele e até mesmo Taylor Swift.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Marcas promovem ações para divulgar a série Senna, da Netflix

    Marcas promovem ações para divulgar a série Senna, da Netflix

    Guaraná Antarctica e Heineken celebram estreia da série sobre o piloto com cinema e latas comemorativas

  • Inclusão racial perde força – e investimentos – no marketing de influência

    Inclusão racial perde força – e investimentos – no marketing de influência

    Profissionais do segmento apontam arrefecimento do interesse das marcas em falar sobre diversidade inclusive no mês da Consciência Negra