As estratégias do Terra para se conectar com a GenZ
Prestes a completar 25 anos, portal aposta em ferramentas de tecnologia para se posicionar diante do público hiper conectado
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Valeria Contado
12 de março de 2025 - 6h08
Claudia Demase, diretora do Terra e do Vivo Ads, fala sobre as estratégias do portal para conquistar o público GenZ (Crédito: Arthur Nobre)
Em 2025, o Terra completa 25 anos no mercado. O portal, que faz parte do complexo da operadora de telefonia Vivo, tem sua história misturada com o desenvolvimento da internet e dos portais de notícia no Brasil.
No início dos anos 2000 foi responsável pela criação do Festival Planeta Terra, do Sonora – plataforma de áudio – além de participar da cobertura dos Jogos Olímpicos, entre outros eventos mundiais.
Por isso, a empresa de mídia quer aproveitar a comemoração para apresentar suas inovações e se conectar com o público hiper conectado, que recebe muita informação a todo momento, e com as marcas.
“O Terra é Geração Z, vamos buscar histórias e o olhar dessa geração para a produção de conteúdo tanto para a marca, e a produção atual, o que eles consomem, como eles consomem, onde consomem, vamos trazer esse olhar, que é onde o Terra se enxerga, para poder contar isso em um especial”, diz Claudia Demase, diretora do Terra e do Vivo Ads.
Uma das principais apostas do Terra para a comemoração desses 25 anos é em um movimento de conteúdo digital first. Na parte de social, o portal criou 14 verticais com assuntos como entretenimento, diversidade, comunidade, saúde, finanças e ESG.
Para isso, buscou pessoas que estivessem diretamente conectadas com esses assuntos e pudessem passar para o público. Esse movimento começou com o desenvolvimento de dois perfis exclusivos no Instagram Vida nos 30 e o Meu Pé de Meia. Embora tenha uma curadoria toda feita pelo portal, ele não leva a marca do Terra e tem uma marca, identidade e linguagem próprias.
A conexão com o público já fez com que o perfil voltado para o bem-estar saísse do perímetro digital chegando ao mundo físico. “Tivemos um evento, há algumas semanas, que foi o Terra Verão, no Parque Vila Lobos, de maneira gratuita, que teve um dos horários destinado o público desse perfil”, explica a diretora.
E para o Terra, fazer essa união entre o online e o offline é importante para a estratégia de conexão com esse público que também é ávido por experiência. Além do evento de bem-estar e do Carnaval, o portal terá ações ligadas a São João, com o Terraiá, Parada LGBTQUIAP+, com o Terra do Orgulho – que faz parte da vertical Terra Nós, de diversidade – e Natal.
“Contamos com um time de 16 executivos que vendem todo o nosso inventário, desde projetos, eventos, conteúdo, mídia, até as soluções de mobile marketing. Os projetos de redes sociais que transbordam do online para o offline são um dos pilares mais importantes para nós”, avalia a diretora.
No ano passado, o Terra investiu em uma série de pesquisas, realizadas por meio do Terra Insights. Esses estudos pautaram o desenvolvimento de produtos com base no desejo da audiência. O trabalho com dados tem sido crucial para a construção de defesa de um projeto e de um argumento, apontando o que é importante no usuário, como a audiência enxerga determinadas marcas e para o cliente final.
Atualmente a principal ferramenta do Terra para isso é a geolocalização, como explica Claudia. “Conseguimos saber, dentro da nossa base, quem está presente em determinado local e fazer uma comunicação real time com aquela pessoa. Sabemos quem frequenta aqueles eventos e podemos clusterizar isso e entregar para uma marca”.
Resultado disso é o posicionamento do Terra como uma plataforma de entretenimento, serviços digitais e conteúdo, representada comercialmente pelo Terra Ads e Vivo Ads que reforçam a base de retail da empresa.
“Entregamos dentro das nossas plataformas, inteligência de dados olhando para todo o data lake da vivo, uma análise desse usuário que está conectado, falamos com a maior parte da população e lançamos o vivo ads track que é uma plataforma para a compra de inventário não só dentro das nossas plataformas, mas de qualquer plataforma de mercado, desde out of home (OOH) a conect TV”, comenta.
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