Assinar

As metamorfoses vividas pelo Instagram

Buscar
Publicidade
Mídia

As metamorfoses vividas pelo Instagram

Em um ano, aplicativo tornou-se uma plataforma de vídeo focada em conteúdo efêmero e ao vivo


5 de dezembro de 2017 - 10h07

 

Em setembro deste ano, por exemplo, o app chegou a 800 milhões de usuários ativos por mês

Desde agosto de 2016, o Instagram deixou de ser um aplicativo com vocação para imagens para focar-se em conteúdo efêmero e vídeo ao vivo. Desde então, a dinâmica de transformação, lançamento de ferramentas e teste de formatos foi intensa para a empresa de propriedade do Facebook.

Em setembro deste ano, por exemplo, o app chegou a 800 milhões de usuários ativos por mês e 500 milhões por dia. Foi ele um dos responsáveis pelas dificuldades do Snapchat, que trouxe o formato original de conteúdo efêmero, em manter sua base de usuários em crescimento.

“O Snapchat iniciou uma nova visão sobre conteúdo digital que foi amplificada com o Instagram Stories, onde fotos e vídeos são usados para contar uma experiência, não mais para acumular registros de momentos vividos”, lembra Thiago Arantes, diretor de planejamento da SalveTribal Worldwide.

De acordo com Arantes, a efemeridade desses formatos dá um senso de foco ao usuário. “A atenção dele está apenas ali mesmo que por poucos segundos. Isso vem quase como um antídoto à dispersão causada pelo excesso de conteúdo na linha do tempo da maioria das redes sociais”, diz.

Veja algumas mudanças recentes que modificou o formato do Instagram:

Novembro

Recurso para criar Stories e salvar publicações pela web do celular
O usuário passou a ter uma nova maneira de compartilhar histórias e salvar suas publicações favoritas: acessando o instagram.com a partir do seu celular.

Recurso para solicitar a participação em um Live
O usuário que está transmitindo um vídeo ao vivo passou a visualizar as solicitações de amigos que desejam participar ao tocar no novo ícone com dois rostos sorridentes. Nele, um número em vermelho mostra a quantidade de solicitações.

Outubro

Enquete para Instagram Stories
As enquetes interativas no Instagram Stories permitem fazer uma pergunta e acompanhar os resultados dos seguidores à medida que eles votam. A interação acontece diretamente por meio do Instagram Stories. Recurso que permite que usuários façam transmissões ao vivo acompanhados de um amigo.

Agosto

Formato ao vivo com duas pessoas
O Instagram inicia o teste de um novo formato ao vivo que permite às pessoas adicionarem amigos à transmissão. Com essa atualização, as pessoas podem adicionar um convidado para interagir ao vivo enquanto seus espectadores curtem e comentam, acompanhando a transmissão

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • BBB 25 já bate recorde comercial e garante 19 marcas

    BBB 25 já bate recorde comercial e garante 19 marcas

    Faturamento do reality da Globo já pode ter ultrapassado a casa dos R$ 600 milhões e deve ampliar as cifras após a estreia, no dia 13 de janeiro

  • MasterChef: confeiteiros terão que usar frutas verdes em ação da Stone

    MasterChef: confeiteiros terão que usar frutas verdes em ação da Stone

    Patrocinadora da edição Confeitaria do reality da Band, marca aproveita o programa para reforçar o apoio ao empreendedorismo