Kantar revela tendências de mídia para 2020
Estudo reúne insights e análise sobre tendências na relação entre audiência e canais no próximo ano
Estudo reúne insights e análise sobre tendências na relação entre audiência e canais no próximo ano
Taís Farias
18 de dezembro de 2019 - 6h00
Quais tendências devem impactar a mídia em 2020? Para responder a essa pergunta, a Kantar apresenta o estudo Media Trends & Predictions. Por meio dos insights gerados por outras pesquisas da empresa ao longo do ano e com a análise de especialistas, o relatório indica os principais temas que movimentarão o mercado e suas implicações para a medição e eficiência de mídia. Veja a seguir alguns destaques:
Concorrência gera refinamento de dados no streaming
Como os streamings disputam o público geek?
O estudo Target Group Index Global Quick View, da Kantar, apontou que 44% dos consumidores conectados do Reino Unido que pagam por um serviço de streaming têm pelo menos duas assinaturas, enquanto 18% pagam ao menos três e 7% assinam por quatro ou mais serviços. Para Paulo Arruda, diretor digital da Kantar Ibope Media, esse movimento deve levar ao refinamento do conteúdo das plataformas. “Esse aumento na concorrência pode parecer saudável, mas a grande oferta e o valor de múltiplos serviços pode começar a pesar no bolso (e na atenção) do consumidor. E quem vai se destacar nesse cenário? Quem tiver conteúdo mais relevante para o consumidor”, afirma.
Áudio cresce, mas não para e-commerce
As tecnologias em áudio estão chamando a atenção dos anunciantes. Segundo o levantamento Getting Media Right 2019, da Kantar, 63% dos profissionais de marketing afirmam que pretendem aumentar o investimento de publicidade em podcast nos próximos 12 meses. Maura Coracini, head of media & digital, insights division da Kantar, acredita que a plataforma apresenta muitas oportunidades. “Ainda é um canal relativamente pouco explorado e com alto potencial de construir engajamento”, conta a executiva.
Apesar do otimismo, ainda existem barreiras a serem enfrentadas. O Painel ComTech, da Kantar, mostra que 25% dos adultos norte-americanos possuem smartspeakers. Os principais usos da plataforma são ouvir música e se informar sobre a previsão do tempo, enquanto compras via áudio têm obstáculos, como a falta de confiança na tecnologia.
JCDecaux adiciona áudio à mídia OOH
E-commerce invade as redes
As compras em dispositivos móveis estão sendo impulsionadas pela integração de plataformas nativas de e-commerce e pagamento digital dentro do ecossistema de redes sociais. O conteúdo também se alia ao comércio com anúncios compráveis na Amazon, Google, Pinterest e Facebook.
Paulo destaca o potencial de identificação associada aos produtos pelas plataformas. “É a venda aspiracional. Você está navegando pela rede e vê algo que gosta, que você gostaria de ser e, em um clique, você adquire aquele produto”, explica.
Além do avanço nas redes sociais, as iniciativas de compra pela televisão também devem se disseminar. A LG está aprimorando os aparelhos de TV com realidade aumentada comprável por meio de programas. Já a NBC Universal lançou seu projeto para oferecer anúncios compráveis, usando tecnologia de QR Code.
Do online para o real
No próximo ano, o meio digital deve consolidar seu domínio. O relatório Getting Media Right, da Kantar, indicou que 84% dos profissionais de marketing pretendem aumentar o investimento com vídeos online, e 70% irão aumentar as apostas nas redes sociais.Apesar disso, segundo Maura, veremos marcas nativas do online buscando se estruturar no mundo real. “O principal objetivo com isso é restabelecer um equilíbrio entre a performance de marketing em curto prazo e a construção de marca a longo prazo”, afirma a executiva. Para isso, as companhias devem investir em ativações offline e lançamento de lojas próprias, como pop-ups temporárias, associando personalização e interatividade em sua experiência de compra.
*Crédito da foto no topo: RawPixel/Pexels
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