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Mídia

Band fecha acordo pelos direitos da Fórmula 1

Transmissão envolve TV aberta, fechada, rádio e plataformas digitais do grupo; competição foi transmitida pela Globo nos últimos 40 anos


5 de fevereiro de 2021 - 6h00

(Crédito: Facebook)

Atualizada às 12h20

A Band será a nova emissora da Fórmula 1 no Brasil em 2021. A Liberty Media, proprietária dos direitos da competição automobilística, está em fase final de acertos com a emissora para a liberação dos direitos da temporada deste ano. De acordo com o apurado por Meio & Mensagem, os detalhes finais do acordo estão sendo ajustados e o anúncio deve ocorrer em breve.

Informações sobre o plano comercial da temporada da Fórmula 1 da Band já começaram a circular nesta quinta-feira, 4, no mercado publicitário. Segundo apurações de Meio & Mensagem, o acordo é multiplataforma e compreende a exibição de todas as provas da temporada 2021 nas emissoras de TV e também nas rádios do grupo.

Na manhã sexta-feira, 5, a Band publicou em seu site oficial que, “a exemplo de outras emissoras, também está mantendo contato com a Fórmula 1, mas não há nenhum contrato assinado por enquanto” e que, “caso haja um acordo”, emitirá um comunicado oficial. Segundo apuração da reportagem, a emissora espera apenas as definições jurídicas para anunciar a parceria.

Há 40 anos, a Fórmula 1 é transmitida na TV aberta no Brasil pela Globo. No ano passado, no entanto, por conta de desacordo entre os valores cobrados pela Liberty Media e a quantia que se dispunha a pagar, a Globo decidiu não renovar a parceria para os próximos anos.

Desde então, a situação da exibição da Fórmula 1 no Brasil ficou indefinida. Assim que a Globo anunciou a não-renovação do contrato, os direitos de transmissão da competição no Brasil passaram a ser administrados pela Rio MotorSports, que chegou a tentar negociar os direitos com outras emissoras de TV do País. A parceria, porém, acabou não indo adiante e as negociações voltaram para as mãos da Liberty Media.

Ainda em 2020, a Globo voltou a se aproximar da Liberty Media e tentar novas rodadas de negociação. Havia até uma expectativa do mercado publicitário de que o acordo com a Globo fosse fechado nesses dias, uma vez que a temporada 2021 já começa em março. As novas propostas feitas pela Globo, no entanto, acabaram não resultando em acordo com a Liberty Media e a proposta da Band avançou.

Nesta sexta-feira, 5, a Globo divulgou um comunicado confirmando que as negociações para a aquisição dos direitos da Fórmula 1 não foram concluídas. “A Globo manteve negociações constantes com a FOM/Liberty Media sobre a renovação dos direitos da Fórmula 1, sempre considerando a nova realidade mundial dos direitos esportivos. Infelizmente não houve acordo. A Globo continuará a fazer a cobertura da categoria em suas plataformas para manter o fã do esporte informado sobre tudo o que acontece no mundo do automobilismo”, diz a emissora, em nota.

Desde o ano passado a Band vem fazendo investimentos para retomar o conceito de “canal do esporte”, maneira como era conhecida nas décadas de 1980 e 1990. A empresa adquiriu direitos como o campeonato brasileiro feminino de futebol, campeonato italiano, campeonato brasileiro sub-20, além de ter ampliado parceria com a NBA. Também retomou o programa Show do Esporte, aos domingos.

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