BBB 23 bate recorde e garante 30 marcas antes da estreia
Reality show da Globo entra no ar em 16 de janeiro com 12 marcas patrocinadoras e outras já confirmadas em ações e outras inserções
BBB 23 bate recorde e garante 30 marcas antes da estreia
BuscarBBB 23 bate recorde e garante 30 marcas antes da estreia
BuscarReality show da Globo entra no ar em 16 de janeiro com 12 marcas patrocinadoras e outras já confirmadas em ações e outras inserções
Bárbara Sacchitiello
3 de janeiro de 2023 - 6h00
Atualizada às 17h57
A edição de 2023 do Big Brother Brasil estreia no próximo dia 16, mas já garantiu recordes comerciais para a Globo. Até o momento, o BBB 23 já garantiu a presença de 30 marcas em seus episódios, entre patrocinadores e cotistas de ações avulsas.
O BBB é um dos produtos comerciais mais importantes da grade da Globo já há alguns anos e é comum que dezenas de marcas queiram participar da atração aproveitando o forte engajamento do programa com o público. É a primeira vez, no entanto, que essa quantidade de anunciantes confirme presença no reality bem antes da atração entrar no ar, já que muitas marcas vão adquirindo espaços e promovendo ativações na atração ao longo dos três meses em que o BBB fica no ar.
A reportagem de Meio & Mensagem havia, inicialmente, antecipado os 12 patrocinadores principais da próxima edição do reality, que garantiram as cotas principais da atração, garantindo mais visibilidade nas transmissões.
A primeira versão desse texto, inclusive, trazia a Above entre os patrocinadores do reality, na categoria Brother, sendo 13 o total de cotistas principais. As negociações da marca com a Globo, contudo, acabaram não se concretizando e a marca não participará da atração.
Nesta temporada, o reality apresentado por Tadeu Schmidt abriu 12 cotas de patrocínio para os anunciantes interessados.
Inicialmente, eram 11 os espaços reservados aos patrocinadores do BBB 23, mas a Globo abriu uma cota extra por conta do alto interesse do mercado publicitário.
Assim como já faz há algumas temporadas, a Globo oferece patamares diferentes de cotas de patrocínio do BBB, que garantem mais ou menos exposição dos anunciantes na TV aberta, TV paga e em suas plataformas digitais.
E, quanto maior a exposição, naturalmente, mais alto é o valor investido pela marca.
Veja, abaixo, quais são as três diferentes categorias de patrocinadores do BBB 23 e quais marcas compraram as cotas.
Espaço publicitário mais valioso do reality, a cota Big abriu espaço para três patrocinadores em 2023.
Americanas, Seara e Stone estarão presentes ao longo de todo o BBB, com destaque em provas, festas e outras ações na atração.
Por cada cota de patrocínio Big, a Globo pediu aos anunciantes o valor de R$ 105,1 milhões.
Das três marcas, Americanas e Seara já patrocinaram outras edições do BBB. Já a Stone estreia na atração no lugar de PicPay, que foi um dos patrocinadores Big na edição de 2022.
A categoria Camarote disponibilizou ao mercado publicitário quatro cotas de patrocínio, que foram adquiridas por três empresas.
Amstel e TikTok adquiriram uma cota cada enquanto a P&G adquiriu duas, para inserir no BBB dois de seus produtos: Pantene e Downy. A P&G, inclusive, deverá inserir outras marcas de seu portfólio em outros espaços do reality.
Por cada uma das cotas de patrocínio da categoria Camarote, a Globo pedia, na tabela comercial, o valor de R$ 80,2 milhões.
As quatro patrocinadoras já apareceram no BBB nas edições anteriores. A Amstel foi patrocinadora, enquanto a P&G já havia sido cotista da atração. E a rede social TikTok chegou a fazer ações com os participantes da casa nas edições do BBB 21 e 22.
A mais “barata” das cotas comerciais do BBB 23 tinha valor de tabela de R$ 15,6 milhões e atraiu, inicialmente, quatro empresas.
Ademicon, Hypera Pharma, McDonald’s e QuintoAndar garantiram as cotas da categoria. A Above, que realizou ações de merchandising no BBB 22 havia negociado a participação na temporada 2023, mas não concretizou o acordo. As demais já haviam patrocinado ou realizado ações nas temporadas anteriores do BBB.
Devido à alta procura, a Globo abriu mais uma cota na categoria Brother, que foi adquirida pela rede de farmácias Pague Menos. É a primeira vez que a marca participa do reality.
Além do número recorde de patrocinadores principais, a Globo também abriu mais possibilidades de inserções comerciais e ações de merchandising no BBB 23.
Com isso, a duas semanas da estreia, o BBB 23 já quebra o recorde de edição com a maior quantidade de marcas presentes.
Em sua coluna publicada no portal F5 no fim de 2022, a jornalista Cristina Padiglione já havia contabilizado 30 marcas no reality show.
Ao todo, já são 31 as marcas diferentes já garantidas no programa, conforme confirmou a reportagem de Meio & Mensagem.
Tadeu Schmidt: Futebol, BBB e publicidade
Desse total, algumas já haviam sido noticiadas, como a inédita dupla do top de 5 segundos que, pela primeira vez, abrirá espaço para dois anunciantes. Neste ano, Chevrolet e Zé Delivery se revezarão nas chamadas diárias que antecedem a atração.
A fabricante de automóveis também adquiriu a cota automotiva do programa, que historicamente sempre ficou com a Fiat. As provas em que os participantes disputarão carros envolverão, portanto, modelos da Chevrolet.
Outra marca que investiu no BBB 23 é o Carrefour. A rede de supermercados já havia aparecido no BBB de 2011 a 2014 e retorna ao programa após essa longa pausa. A marca será o supermercado oficial do reality e aproveitará a visibilidade para divulgar seu serviço de delivery.
Outra empresa que estará presente no BBB 23 é a Riachuelo, que aproveitará o programa para reforçar sua comunicação conectada ao entretenimento. A marca entra no lugar da C&A, rede de varejo de moda que patrocinou o BBB na última edição.
A Nestlé também anunciou que estará presente no reality neste ano, abastecendo o quarto do líder com seus chocolates e promovendo outras ações com os participantes. Na edição do BBB 22, a marca de chocolates da casa foi a Lacta, da Mondelez.
Dove e Rexona, duas marcas de higiene pessoal da Unilever, também marcam presença na temporada 2023 do BBB.
Outras empresas que estarão presentes na atração, com ações e outros tipos de ativações com os participantes, são Ajinomoto, Braskem, Chilli Beans (que em 2022, promoveu uma festa na casa com o DJ Alok), Claro, Coca-Cola (geralmente patrocinadora do Cinema do Líder), Doriana, Estácio, Óticas Carol, Piraquê, Samsung e Spotify. Praticamente todas elas já promoveram alguma ação no programa em edições anteriores.
Compartilhe
Veja também
Meio & Mensagem volta a ser atualizado no dia 6 de janeiro
Equipe entra em recesso e retoma a atualização do site no dia 6 de janeiro de 2025
O que está por trás da aquisição do Congresso em Foco pelo Migalhas?
Migalhas irá investir em tecnologia e inovação para ampliar alcance do Congresso em Foco e aprimorar experiência do consumidor