BBB 23: quais são as marcas mais lembradas pelo público?
Pesquisa do Instituto Qualibest aponta que reality é visto por 6 de cada 10 internautas; 59% das pessoas tem propensão a consumir as marcas que aparecem no programa
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Bárbara Sacchitiello
20 de abril de 2023 - 7h59
A poucos dias do encerramento da edição de 2023, o Big Brother Brasil continua demonstrando a capacidade de mobilizar as opiniões do público e de gerar conversas. Uma pesquisa realizada pelo Instituto Qualibest aponta que a atração da Globo consegue impactar 6 de cada 10 usuários de internet.
O Instituto entrevistou 1010 usuários de internet maiores de 16 anos, de todas as regiões do País – e pertencentes às classes A, B, C, D e E, para entender os impactos do BBB. De acordo com essa amostra, 62% dessas pessoas costumam assistir ao BBB; 59% delas disseram que estão acompanhando o BBB 23.
A pesquisa ainda mostrou que 3 de cada 10 pessoas acompanham a atual edição do Big Brother diariamente. Entre esses espectadores diários, a TV Aberta é o principal canal para acompanhar o reality (citada por 70%). O Instagram já aparece como a segunda janela para acompanhar as notícias do BBB, tendo sido apontado por 34% dos internautas.
Já o Multishow (29%), pay-per-view (26%) e YouTube (32%) foram os canais mais citados por quem acompanha o BBB e pertence às classes A e B.
O Instituto Qualibest também questionou os entrevistados a respeito das memórias e lembranças das edições inesquecíveis do BBB.
A temporada citada como mais memorável na pesquisa foi o BBB 20, que estava no ar bem no momento da eclosão da pandemia de Covid-19 e, também por isso, ficou ainda mais no centro das atenções e conversas das pessoas.
Além do BBB 20, que foi vencido pela médica Thelma Assis, a edição do ano seguinte, o BBB 21, da campeã Juliette Freire, foi a segunda temporada mais lembrada pelos entrevistados.
Na terceira posição ficou a temporada de estreia do reality, o BBB 1, exibido pela Globo em 2002, que apresentou o formato à audiência.
O estudo feito pelo Instituto Qualibest também perguntou aos internautas a respeito das marcas presentes no BBB, que acabam fazendo parte do reality. A edição deste ano, inclusive, bateu recorde comercial, com mais de 35 marcas participantes.
Em relação ao BBB 23, o resultado apontado pelo estudo é curioso: a Americanas, que nem é patrocinadora da edição atual do reality, ainda é a marca mais associada espontaneamente ao BBB, tendo sido citada por 24% das pessoas.
Esse forte recall pode ser explicado pela presença da Americanas nas últimas edições do BBB, quando a rede de varejo e e-commerce foi o mercado oficial do programa e patrocinou diversas provas e festas.
A Americanas seria uma das patrocinadoras principais do BBB 23, mas se retirou do programa dias antes da estreia, após a revelação das inconsistências contábeis, que revelaram uma dívida bilionária e fez com que a empresa entrasse em recuperação judicial.
No lugar da Americanas no BBB 23 entrou o Mercado Livre, que aparece na pesquisa do Instituto Qualibest como a segunda marca mais associada ao reality, citada por 18% dos entrevistados.
Na sequência, as marcas mais lembradas pelo público que acompanha o BBB foram: Coca-Cola (14%), Stone (13%) e Carrefour (12%).
Em sexto lugar aparece outra marca que também não está presente na edição deste ano mas que construiu uma relação com o programa ao longo das temporadas anteriores: a Fiat foi citada por 10% das pessoas, ficando à frente da Chevrolet, que é a marca de automóveis presente no BBB 23, e que foi lembrada por 6% dos entrevistados de forma espontânea.
Já na pesquisa de recall estimulada – quando o entrevistador dá os nomes e opções de marcas patrocinadoras aos respondentes – as citadas como mais lembradas foram Coca-Cola (51%), Mercado Livre (47%), McDonald’s (45%), Chevrolet (42%) e Carrefour (42%).
O patrocínio e investimento no reality segue gerando resultados de negócios para as marcas, segundo a pesquisa. Entre os entrevistados, 59% afirmaram que começaram a consumir algum produto após serem impactados pela exposição da marca no programa, sendo a classe A o grupo mais propenso (com 71% de intenção) a consumir os produtos presentes no reality.
Entre as marcas que os espectadores disseram ter comprado, a Downy foi a mais citada, com 20% das menções, seguida por Seara (12%) e Coca-Cola (10%).
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