BBB 24: Seara é marca mais mencionada do reality
Seara, Chevrolet, iFood, Stone e Amstel integram o top cinco das marcas mais mencionadas nos 100 dias do BBB 24
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Thaís Monteiro
26 de abril de 2024 - 6h00
Na semana passada, o BBB 24 consagrou Davi Brito como o campeão da temporada. No acumulado dos 100 dias do programa, entre 8 de janeiro e 16 de abril, o reality show foi tema de 54,3 milhões de publicações nas redes sociais, feitas de 2,2 milhões de usuários únicos. O número é 35% maior do que o total que o BBB 23 somou.
Das 31 marcas que fizeram ações na casa, a Seara leva o título de mais mencionada, segundo o levantamento da STILINGUE by Blip. A marca acumulou 355 mil menções. Integraram o top 5 da edição a Chevrolet (316 mil), iFood (178 mil), Stone (135 mil) e Amstel (125 mil).
Ambas, Seara e a Chevrolet, que compuseram o top 1 e 2 do ranking, estiveram entre o top 3 do BBB 23, no ano passado. Na ocasião, a Seara esteve em segundo lugar e a Chevrolet em terceiro. Ainda em 2023, Zé Delivery liderou o ranking. No entanto, o aplicativo não marcou presença no BBB 24.
Os patrocinadores da edição deste ano publicaram 82 mil conteúdos em suas redes sociais. Desses, iFood, Latam e Oi foram as marcas com publicações mais relevantes, segundo o levantamento da STILINGUE by Blip. O resultado leva em consideração alcance dos publicadores, engajamento e afinidade.
A metodologia da STILINGUE by Blip se baseia em social listening em larga escala e no monitoramento de canais, como Facebook, Instagram, Tumblr, Blogs, Portais, X, Fóruns, Reclame Aqui, YouTube, e dos comentários em artigos, no Facebook, Instagram e no YouTube. O monitoramento leva em conta as marcas patrocinadoras desta edição.
Segundo a empresa, o painel de pesquisa contempla, primordialmente, conversas sobre o programa que envolvam os termos como BBB, BBB 24, Big Brother Brasil. Além disso, a STILINGUE by Blip monitora hashtags que envolvam o nome das marcas patrocinadoras junto ao termo “BBB”, como #MercadoLivreNoBBB, #StoneNoBBB e #SearaNoBBB.
Hashtags de campanhas das patrocinadoras são contempladas apenas quando citadas em conjunto com termos relacionados ao BBB.
A Seara realizou cinco ativações no BBB 24. Nas 15 semanas do programa, ela liderou as menções em cinco. Conforme a análise da STILINGUE by Blip, a marca se destacou por apostar em marketing de influência, de conteúdo e de oportunidade nas suas redes sociais.
A Seara contratou ex-BBBs, como Amanda Meirelles, Gil do Vigor, Sarah Andrade, Arthur Picoli e
Sabrina Sato para participar de publicações nas suas redes sociais, além da atriz Deborah Secco.
Além disso, a marca usou as redes para comentar melhores momentos, interagir e criar desafios para os consumidores. Adicionalmente, a Seara lançou a promoção “Seara te leva para o VIP do BBB”, que promoveu prêmios diários, incluindo geladeiras, vouchers dos produtos, prêmios de R$ 100 mil e
um convite para almoço VIP na casa do BBB com acompanhante.
Por sua vez, a Chevrolet realizou sete ativações, entre provas e ações. Ela liderou o ranking em três semanas. A STILINGUE by Blip deu destaque às ações da montadora no digital. A marca aproveitou momentos do BBB 24 para chamar atenção para seus produtos e lançar a campanha “Concorra a um Carro Chevrolet (CCC)”, lançada no BBB24, que sorteou um modelo Chevrolet Tracker RS 2024 e vales-compra diários para os cadastrados.
A Chevrolet também contou com influenciadores, como ex-participantes do BBB, para dar voz a sua comunicação, como Amanda Meirelles e Gil do Vigor.
O aplicativo de delivery iFood realizou nove ativações durante o programa e foi líder de menções em duas semanas. Porém, segundo análise da STILINGUE by Blip, a elevação no número de menções à marca foi mais relacionada a participantes e ao jogo, em vez das ações patrocinadas.
Isso aconteceu quando Davi venceu a prova do Bate e Volta e quando a marca exibiu uma campanha com a participante Beatriz Reis em silêncio, situação atípica para a sister.
Apesar de Stone e Amstel integrarem o top 5 das marcas mais mencionadas, a STILINGUE by Blip nota que essa liderança se seu a partir de situações negativas, como fatos polêmicos, que afetaram vários anunciantes.
Na 12ª semana, Amstel somou mais menções porque fez uma ação no dia seguinte a uma grande briga entre os participantes Davi e MC Binn. A Amstel realizou uma experiência com os participantes, em que eles deviam montar quebra-cabeças de fotos de amigos. Ao final, eles podiam ouvir um áudio do amigo em questão. Os usuários esperavam que o programa expulsasse os participantes.
Da mesma forma, a Stone recebeu cobranças sobre posicionamento em relação a briga entre Davi e MC Binn. No dia seguinte ao conflito, a Stone voltou a ativar o “Modo Stone” após o paredão. O prêmio aumentou de valor, mas a atenção dos internautas se voltou a não expulsão dos participante.
O Big Brother Brasil 2024 teve 43 provas, todas patrocinadas. Dentre elas, a STILINGUE by Blip destacou duas: a primeira foi a Prova do Líder de resistência patrocinada pela Seara, que gerou 37 mil menções à marca. Os usuários comentaram sobre a disputa entre Davi e Beatriz, mas a marca também movimentou suas redes sociais.
Por outro lado, a Prova do Líder elaborada pelo Kwai recebeu críticas, em que os internautas sublinharam falhas na dinâmica e mudaram o slogan “Bom Pra Kwai” para “Ruim Pra Kwai”. A marca somou 14 mil publicações na ocasião.
Das 17 festas patrocinadas e oito festas do líder, o levantamento destacou duas: a realizada pela CIF e a Festa do Líder da participante Fernanda, que teve um momento patrocinado pelo Kwai.
A festa de CIF gerou 9,4 mil comentários citando a marca, mas as conversas se centraram nos artistas Xande e Joelma e na participante Beatriz, que exagerou em suas reações e acabou empurrando o participante Lucas Henrique. Alguns internautas pediram a expulsão de Beatriz.
A Festa do Líder de Fernanda Bande teve um momento “Bom Pra Kwai”. A marca recebeu 4,6 mil menções. O público celebrou a festa de Fernanda, e comentaram o novo formato da festa do líder, além das performances dos participantes.
Entre as 38 ativações fora das provas ou festas, o relatório aponta que as marcas com maior sucesso foram aquelas que trouxeram ações com apelo emocional para os participantes.
O levantamento cita a ação da Estácio que possibilitou participantes concorrerem a prêmios, como bolsas de estudo. Na ocasião, Davi ganhou uma bolsa ao ser convidado por Wanessa Camargo para participar da atividade. A marca recebeu 14,2 mil publicações.
Outra ação destacada foi a de Chevrolet Montana, em que o participante que acionasse uma alavanca no pátio ganharia o modelo. O participante Luigi foi premiado. Na ocasião, Chevrolet foi mencionada em 2,9 mil vezes.
Em relação às dinâmicas de rotina patrocinadas, o Almoço do Anjo e o Mercado, assim como os patrocinadores desses momentos, tiveram destaque.
O Almoço do Anjo de 10 de março, quando o participante Lucas Henrique foi Anjo e viu que sua esposa não havia enviado nenhum vídeo, gerou mobilização na internet. A dinâmica recebeu 12,8 mil comentários, enquanto Mercado Livre teve 700 menções.
Já o mercado de 17 de janeiro mobilizou 11,2 mil publicações e 200 comentários sobre Electrolux. Na ocasição, Yasmin Brunet foi sorteada para fazer o mercado da semana e esqueceu de adquirir o acúçar. A participante culpou Davi, com quem havia tido um embate, porque ele havia usado muito do produto na semana anterior. Os usuários discordaram da postura de Yasmin.
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