BBB 24: Seara é marca mais mencionada do reality
Seara, Chevrolet, iFood, Stone e Amstel integram o top cinco das marcas mais mencionadas nos 100 dias do BBB 24
BBB 24: Seara é marca mais mencionada do reality
BuscarBBB 24: Seara é marca mais mencionada do reality
BuscarSeara, Chevrolet, iFood, Stone e Amstel integram o top cinco das marcas mais mencionadas nos 100 dias do BBB 24
Thaís Monteiro
26 de abril de 2024 - 6h00
Na semana passada, o BBB 24 consagrou Davi Brito como o campeão da temporada. No acumulado dos 100 dias do programa, entre 8 de janeiro e 16 de abril, o reality show foi tema de 54,3 milhões de publicações nas redes sociais, feitas de 2,2 milhões de usuários únicos. O número é 35% maior do que o total que o BBB 23 somou.
Das 31 marcas que fizeram ações na casa, a Seara leva o título de mais mencionada, segundo o levantamento da STILINGUE by Blip. A marca acumulou 355 mil menções. Integraram o top 5 da edição a Chevrolet (316 mil), iFood (178 mil), Stone (135 mil) e Amstel (125 mil).
Ambas, Seara e a Chevrolet, que compuseram o top 1 e 2 do ranking, estiveram entre o top 3 do BBB 23, no ano passado. Na ocasião, a Seara esteve em segundo lugar e a Chevrolet em terceiro. Ainda em 2023, Zé Delivery liderou o ranking. No entanto, o aplicativo não marcou presença no BBB 24.
Os patrocinadores da edição deste ano publicaram 82 mil conteúdos em suas redes sociais. Desses, iFood, Latam e Oi foram as marcas com publicações mais relevantes, segundo o levantamento da STILINGUE by Blip. O resultado leva em consideração alcance dos publicadores, engajamento e afinidade.
A metodologia da STILINGUE by Blip se baseia em social listening em larga escala e no monitoramento de canais, como Facebook, Instagram, Tumblr, Blogs, Portais, X, Fóruns, Reclame Aqui, YouTube, e dos comentários em artigos, no Facebook, Instagram e no YouTube. O monitoramento leva em conta as marcas patrocinadoras desta edição.
Segundo a empresa, o painel de pesquisa contempla, primordialmente, conversas sobre o programa que envolvam os termos como BBB, BBB 24, Big Brother Brasil. Além disso, a STILINGUE by Blip monitora hashtags que envolvam o nome das marcas patrocinadoras junto ao termo “BBB”, como #MercadoLivreNoBBB, #StoneNoBBB e #SearaNoBBB.
Hashtags de campanhas das patrocinadoras são contempladas apenas quando citadas em conjunto com termos relacionados ao BBB.
A Seara realizou cinco ativações no BBB 24. Nas 15 semanas do programa, ela liderou as menções em cinco. Conforme a análise da STILINGUE by Blip, a marca se destacou por apostar em marketing de influência, de conteúdo e de oportunidade nas suas redes sociais.
A Seara contratou ex-BBBs, como Amanda Meirelles, Gil do Vigor, Sarah Andrade, Arthur Picoli e
Sabrina Sato para participar de publicações nas suas redes sociais, além da atriz Deborah Secco.
Além disso, a marca usou as redes para comentar melhores momentos, interagir e criar desafios para os consumidores. Adicionalmente, a Seara lançou a promoção “Seara te leva para o VIP do BBB”, que promoveu prêmios diários, incluindo geladeiras, vouchers dos produtos, prêmios de R$ 100 mil e
um convite para almoço VIP na casa do BBB com acompanhante.
Por sua vez, a Chevrolet realizou sete ativações, entre provas e ações. Ela liderou o ranking em três semanas. A STILINGUE by Blip deu destaque às ações da montadora no digital. A marca aproveitou momentos do BBB 24 para chamar atenção para seus produtos e lançar a campanha “Concorra a um Carro Chevrolet (CCC)”, lançada no BBB24, que sorteou um modelo Chevrolet Tracker RS 2024 e vales-compra diários para os cadastrados.
A Chevrolet também contou com influenciadores, como ex-participantes do BBB, para dar voz a sua comunicação, como Amanda Meirelles e Gil do Vigor.
O aplicativo de delivery iFood realizou nove ativações durante o programa e foi líder de menções em duas semanas. Porém, segundo análise da STILINGUE by Blip, a elevação no número de menções à marca foi mais relacionada a participantes e ao jogo, em vez das ações patrocinadas.
Isso aconteceu quando Davi venceu a prova do Bate e Volta e quando a marca exibiu uma campanha com a participante Beatriz Reis em silêncio, situação atípica para a sister.
Apesar de Stone e Amstel integrarem o top 5 das marcas mais mencionadas, a STILINGUE by Blip nota que essa liderança se seu a partir de situações negativas, como fatos polêmicos, que afetaram vários anunciantes.
Na 12ª semana, Amstel somou mais menções porque fez uma ação no dia seguinte a uma grande briga entre os participantes Davi e MC Binn. A Amstel realizou uma experiência com os participantes, em que eles deviam montar quebra-cabeças de fotos de amigos. Ao final, eles podiam ouvir um áudio do amigo em questão. Os usuários esperavam que o programa expulsasse os participantes.
Da mesma forma, a Stone recebeu cobranças sobre posicionamento em relação a briga entre Davi e MC Binn. No dia seguinte ao conflito, a Stone voltou a ativar o “Modo Stone” após o paredão. O prêmio aumentou de valor, mas a atenção dos internautas se voltou a não expulsão dos participante.
O Big Brother Brasil 2024 teve 43 provas, todas patrocinadas. Dentre elas, a STILINGUE by Blip destacou duas: a primeira foi a Prova do Líder de resistência patrocinada pela Seara, que gerou 37 mil menções à marca. Os usuários comentaram sobre a disputa entre Davi e Beatriz, mas a marca também movimentou suas redes sociais.
Por outro lado, a Prova do Líder elaborada pelo Kwai recebeu críticas, em que os internautas sublinharam falhas na dinâmica e mudaram o slogan “Bom Pra Kwai” para “Ruim Pra Kwai”. A marca somou 14 mil publicações na ocasião.
Das 17 festas patrocinadas e oito festas do líder, o levantamento destacou duas: a realizada pela CIF e a Festa do Líder da participante Fernanda, que teve um momento patrocinado pelo Kwai.
A festa de CIF gerou 9,4 mil comentários citando a marca, mas as conversas se centraram nos artistas Xande e Joelma e na participante Beatriz, que exagerou em suas reações e acabou empurrando o participante Lucas Henrique. Alguns internautas pediram a expulsão de Beatriz.
A Festa do Líder de Fernanda Bande teve um momento “Bom Pra Kwai”. A marca recebeu 4,6 mil menções. O público celebrou a festa de Fernanda, e comentaram o novo formato da festa do líder, além das performances dos participantes.
Entre as 38 ativações fora das provas ou festas, o relatório aponta que as marcas com maior sucesso foram aquelas que trouxeram ações com apelo emocional para os participantes.
O levantamento cita a ação da Estácio que possibilitou participantes concorrerem a prêmios, como bolsas de estudo. Na ocasião, Davi ganhou uma bolsa ao ser convidado por Wanessa Camargo para participar da atividade. A marca recebeu 14,2 mil publicações.
Outra ação destacada foi a de Chevrolet Montana, em que o participante que acionasse uma alavanca no pátio ganharia o modelo. O participante Luigi foi premiado. Na ocasião, Chevrolet foi mencionada em 2,9 mil vezes.
Em relação às dinâmicas de rotina patrocinadas, o Almoço do Anjo e o Mercado, assim como os patrocinadores desses momentos, tiveram destaque.
O Almoço do Anjo de 10 de março, quando o participante Lucas Henrique foi Anjo e viu que sua esposa não havia enviado nenhum vídeo, gerou mobilização na internet. A dinâmica recebeu 12,8 mil comentários, enquanto Mercado Livre teve 700 menções.
Já o mercado de 17 de janeiro mobilizou 11,2 mil publicações e 200 comentários sobre Electrolux. Na ocasição, Yasmin Brunet foi sorteada para fazer o mercado da semana e esqueceu de adquirir o acúçar. A participante culpou Davi, com quem havia tido um embate, porque ele havia usado muito do produto na semana anterior. Os usuários discordaram da postura de Yasmin.
Compartilhe
Veja também
Mercado Livre lidera menções de marcas no início do BBB 25
Responsável pela primeira prova da atual edição, plataforma de marketplace garante o maior volume de comentário nas redes sociais nos primeiros dias da atração
Suprema Corte dos EUA mantém decisão de banir o TikTok
Tribunal federal rejeitou argumentação da plataforma, apresentada na última semana, e app deverá ser proibido no país no domingo, 19