BBB é o reality show favorito dos brasileiros, indica pesquisa
Constatação é fruto do estudo da Wake Creators, que também revela as marcas mais associadas a esse formato de programa
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Meio & Mensagem
8 de janeiro de 2025 - 7h08
O Big Brother Brasil (BBB) é o reality show preferido dos brasileiros, segundo pesquisa da Wake Creators, empresa de marketing de influência baseado em dados. Ao todo, o programa foi escolhido como favorito por 61% dos participantes da pesquisa.
Logo em seguida, aparecem em ordem: Masterchef Brasil (10%), Casamento às Cegas (8%), De Férias com o Ex (4%) e Corrida das Blogueiras (3%). Esse resultado mostra como diversidade de formatos atraem o público brasileiro.
Americanas e Mercado Livre são as marcas mais associadas a esse formato de programa no Brasil, com 11% de menções cada uma. Em seguida, vem iFood, com 10%, e Pantene, com 6%. Posteriormente, com 5%, aparecem McDonald’s, Stone e o próprio Big Brother Brasil, seguidos por Avon, lembrada por 4% dos entrevistados.
O estudo aponta também que fatores que tornam uma marca memorável em reality shows estão diretamente ligados à sua capacidade de engajar e criar experiências marcantes para os telespectadores.
De acordo com a pesquisa, ações promocionais e sorteios relacionados ao programa são as ações mais eficazes nos realities (46%), seguidos por provas dinâmicas e criativas (44%) e a repetição da presença da marca (43%). Outras estratégias importantes são: momentos de descontração dos participantes (38%) e a interação com o público nas redes sociais (37%).
A pesquisa revela ainda que a TV aberta continua como principal canal de consumo de reality shows, escolhida por 73% dos respondentes. Em seguida, aparecem as plataformas de streaming.
Além disso, o estudo mostra que o Instagram é a principal rede social para acompanhar conteúdos relacionados a este formato de programa, mencionado por 93% dos participantes, seguido pelo TikTok, utilizado por 65% dos respondentes.
Outras plataformas, como X/Twitter (33%) e YouTube (27%), também são relevantes para acompanhar os realities, assim como os portais de notícias (25%), para quem busca informações mais detalhadas.
O estudo também mostra que os vídeos curtos lideram com 83% de preferência para acompanhar esse tipo de programa, seguido pelos stories no Instagram (60%), posts no feed e carrosséis (46%), vídeos longos (23%) e posts escritos (16%). Já os podcasts, com apenas 10%, reforçam a preferência do público por conteúdos visuais, dinâmicos e rápidos.
Para chegar nos resultados, a pesquisa ouviu, ao todo, 600 criadores de conteúdo cadastrados na plataforma da empresa durante o mês de dezembro de 2024.
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