Big techs devem quase US$ 14 bilhões a veículos nos EUA
Levantamento estimou que o Google e o Facebook deveriam repassar valor anualmente a veículos de mídia pela veiculação de notícias e valorização do jornalismo
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Meio & Mensagem
13 de novembro de 2023 - 11h11
Um estudo conduzido pelo Instituto para o Diálogo sobre Políticas, ligado à Universidade Columbia, aponta que o Google e o Facebook devem quase US$ 14 bilhões anuais a veículos e editoras nos Estados Unidos.
A divulgação dos dados ocorre em meio a discussões acerca do valor de notícias para as plataformas das gigantes da tecnologia. A ascensão de plataformas digitais fez surgir uma nova forma de consumo de conteúdo noticioso.
Assim, empresas como o Google e Meta distribuem as notícias conforme seus algoritmos. Na contramão, veículos alegam que não estão sendo recompensados de maneira justo pela veiculação do seu trabalho.
Neste sentido, o estudo estima que o Facebook deve US$ 1,9 bilhões anuais à mídia dos EUA. Já para o Google, o valor fica entre US$ 10 e 12 bilhões. O documento tem como propósito questionar a falta de transparência em acordos fechados entre as big techs e os grupos jornalísticos do país.
A metodologia utilizada contou com alguns passos. Primeiro, os pesquisadores estimaram receitas obtidas pelas plataformas com os conteúdos noticiosos, restrito ao mercado norte-americano. Na sequência, buscaram entender a proporção de usuários que se beneficiam da presença das notícias nas plataformas.
O intuito foi entender o valor das plataformas e o quão indispensáveis são para o consumo de informações jornalísticas entre determinados grupo de usuários.
A estimativa do valor levou em consideração fatores como a confiança dos usuários nas empresas para a veiculação de notícias de confiança, e até mesmo uma espécie de monopólio de tráfego e exposição de conteúdos em seus espaços digitais. Os pesquisadores concluíram que a proporção do pagamento chegaria a um acordo junto de divisão de receita pela metade.
A relação entre as big techs e os veículos de notícias é pauta legislativa na Austrália. Em 2021, o país aprovou o Código Australiano de Negociação da Mídia de Notícias em busca da regulamentação do poder entre as duas partes. O modelo prevê a negociação do pagamento de maneira individual ou coletiva com as plataformas.
Segundo uma matéria da Folha, a determinação rendeu US$ 200 milhões às empresas jornalísticas australianas. Esquemas similares já estão na mira de outros países, como Canadá, Indonésia, Nova Zelândia, Índia e até mesmo o Brasil.
Além disso, no Canadá, a Meta chegou a bloquear links de notícias no Facebook e no Instagram. A decisão ocorreu em meio a uma lei que obrigava que as big techs pagassem pelo conteúdo noticioso veiculado em suas plataformas.
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