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Blogueirinha: “Eu prefiro o briefing pronto”

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Mídia

Blogueirinha: “Eu prefiro o briefing pronto”

Apresentadora, atriz e influenciadora digital, Blogueirinha divide estratégias na criação de seus programas de TV e de ações publcitárias


11 de abril de 2025 - 6h00

O personagem Blogueirinha foi criado pelo ator Bruno Matos em 2016 como uma sátira às blogueiras, que estavam em ascensão na época. Atualmente, a Blogueirinha tem 4,4 milhões de seguidores no Instagram e 1,8 milhão de inscritos no YouTube. Além disso, a personagem é apresentadora de grande repercurssão com o programa “De Frente com Blogueirinha“, transmitido na DiaTV, no YouTube, e participa de programas na TV linear.

“Minha estratégia é a arte do improviso. O público acaba se identificando”, disse, em entrevista realizada no Mídia Master, evento realizado por Meio & Mensagem, nesta semana, no Novotel Itu, que é o principal encontro sobre mídia do País entre lideranças de empresas anunciantes, agências de publicidade, veículos de comunicação e plataformas digitais.

Blogueirinha

(Crédito: Eduardo Lopes/Imagem Paulista)

Para Blogueirinha, ser blogueira envolve mais dedicação do que influenciador digital. “Influencer dita a tendência do momento, mas a blogueira dá a vida. É ser resistência. Já está em extinção e ainda estamos insistindo em ser”, explicou. A extinção se refere ao título “blogueiro”. Hoje, ela considera ser blogueira algo nichado, voltado à moda e beleza. Atualmente, a personagem conversa com homens (40%) e mulheres (60%) de 18 a 40 anos.

Blogueirinha integra o casting de artistas da DiaTV, canal de TV digital da Dia Estúdio. Lá, a personagem comanda o programa “De Frente com Blogueirinha”, um talk show inspirado no formato do “De Frente com Gabi”, de Marília Gabriela. No programa, Blogueirinha entrevista subcelebridades e celebridades com um humor irreverente e rápido.

No “De Frente com Blogueirinha”, as perguntas são feitas com auxílio de um roteirista, mas a apresentadora gosta de deixar a conversa fluir, avaliar a qualidade das respostas e observar como o público reage. Na televisão, ocorre uma adaptação de linguagem e de proposta. A viralização nas redes sociais é orgânica. Há uma audiência cativa que assiste ao programa independente do convidado e há aqueles que assistem aos cortes nas redes sociais e acabam conhecendo programa.

A personagem também protagonizou a novela “Blogueirinha, A Feia”, uma paródia da novela colombiana “Betty, A Feia”. Esse foi um conteúdo original, sem intenção comercial. Foi uma realização pessoal e uma resposta aos fãs, mas sem estratégias de conteúdo. “Como o ‘De Frente com Blogueirinha’ é muito comercial, às vezes sinto falta de fazer algo para o fã que ele vai gostar, sem necessariamente ter algum interesse”, explicou.

Futuro em televisão linear e digital

Além desses dois programas autorais, Blogueirinha é uma das juradas do reality show “Corrida das Blogueiras“, do canal Diva Depressão, e comandou quadros no Fantástico, entrevistas no Multishow e outros formatos para TV e internet. Para ela, todos os programas partem de um formato que já existe, mas são feitas adaptações. Os diferenciais residem no seu modo de conduzir as entrevistas, na liberdade de improvisar e no investimento feito em cada programa, diz. “Minha estratégia é a arte do improviso. O público acaba se identificando. E há o não saber o que esperar, que acaba aumentando os cortes nas redes sociais. Minha estratégia é agradar o fã, a base”, explica.

Sua meta é continuar fazendo projetos para a televisão linear. “O futuro da marca Blogueirinha são os programas de TV e a carreira como apresentadora. Não tanto como blogueira. Acho que tenho que mudar meu nome para ‘apresentadorinha’. É um lugar que eu me encontrei”, disse. Mas sem abandonar a internet. “porque, na internet, eu tenho total liberdade de fazer o que quero”. “Já entendi que posso estar nos dois, então não tem por que escolher um”, complementou.

Já nas redes sociais, sua estratégia é não ter estratégia. “Já tentei, mas satura um pouco. Ainda mais no meu caso, em que dou opiniões mais fortes. Esse cronograma não dá muito certo. Eu escolhi não me afetar tanto com isso [algoritmos e métricas]. Se não, você fica pirado. Eu prefiro fazer as coisas no meu tempo, porque é assim que dá certo, tanto para mim quanto para minha audiência”, descreveu.

Colaboração com marcas

No programa “De Frente com Blogueirinha”, muitos convidados acabam participando de ações com marcas. Por exemplo, Manu Gavassi divulgou a nova linha de desodorantes da Dove; Bianca Andrade divulgou a nova identidade de marca e produtos da Boca Rosa Beauty; e Bruna Marquezine apresentou a campanha de carnaval #BornToMix, de Absolut. Segundo Blogueirinha, são as marcas que sugerem convidados para o programa, de acordo com os convidados prévios ou com artistas que o programa já quer convidar. “É uma ajuda. Já empurra a pessoa para ir”, disse.

Para o programa, as ações de marcas já vêm prontas, como em TV aberta, disse. Nas redes sociais, ela tem maior liberdade para co-criar. No começo de sua carreira, as marcas não compreendiam o personagem. O humor da personagem foi lapidado ao longo do tempo e, hoje em dia, os briefings vêm mais adequados à sua linguagem. “A visibilidade abre mais portas”, afirmou.

Com marcas de beleza, ela sente mais vontade de co-criar, trazer seu modo de falar e agir. Mas, no geral, os briefings vêm prontos, com pouca adaptação de linguagem. “É falta de respeito pegar e mudar tudo. Então, não tem isso. Não há essa necessidade”, colocou. “Eu já preferi mil vezes a co-criação, mas como, no fim das contas, acaba sendo o que criam, então eu prefiro o briefing pronto”, explicou.

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