Sem o X, Bluesky concentra comentários sobre a NFL no Brasil

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Sem o X, Bluesky concentra comentários sobre a NFL no Brasil

Levantamento da Stilingue by Blip, o primeiro a considerar a plataforma entre os territórios de conversas, aponta que 92% dos posts sobre a NFL aconteceram na nova rede social


9 de setembro de 2024 - 16h27

NFL redes sociais

Jogo aconteceu na Neo Química Arena, na sexta-feira, 6, em São Paulo (Crédito: Leandro Bernardes/PxImages/Icon Sportswire via Getty Images)

Com a suspensão das atividades do X (antigo Twitter) no Brasil, o Bluesky parece ter começado a se consolidar como a rede social em que as pessoas comentam os assuntos do mundo. O monitoramento feito pela Stilingue by Blip destaca a rede social como a plataforma que mais gerou comentários a respeito do primeiro jogo da NFL realizado no Brasil.

O jogo entre Philaphelphia Eagles e Green Bay Packers, que aconteceu na sexta-feira, 6, na Neo Química Arena, em São Paulo, gerou 32,2 mil conversas nas redes sociais, de acordo com monitoramento feito pela empresa.

Esse levantamento, contudo, considera o período de 1º de julho a de setembro, para monitorar como o público reagiu ao assunto no período mais próximo ao evento e nos dois dias posteriores.

O levantamento foi o primeiro estudo de social listening sobre um evento midiático que contempla o Bluesky, plataforma que ganhou milhões de seguidores no Brasil nos últimos dias, sobretudo desde a suspensão do X pelo Supremo Tribunal Federal.

Os números da NFL no Brasil nas redes sociais

Pelo monitoramento feito pela Stilingue by Blip, do total das conversas geradas sobre o evento, 92% (o equivalente a 29,7 mil publicações) aconteceram no Bluesky, enquanto 4,3% se desenrolaram no Facebook; 1,5% no Instagram e 2% em diferentes portais de notícias.

Segundo o estudo, o pico das menções aconteceu no próprio dia do jogo (sexta-feira, 6), dará em que concentrou 19,1 mil conversas no período avaliado.

A Stilingue aponta que, do total de conversas, 52% foram geradas por homens, 44% por mulheres e 4% por empresas.
O Philadelphia Eagles, que saiu vitorioso da partida, também venceu em termos de repercussão nas redes sociais. O time foi citado 6.501 vezes, enquanto seu adversário, o Packers, recebeu 5.791 citações.

Canais mais citados

O primeiro jogo da NFL no Brasil contou com transmissão na TV Aberta, TV paga, pela internet e também via streaming.

Pelo monitoramento da Stilingue by Blip, a ESPN, que exibiu o jogo na TV paga, foi o canal mais citado nas redes sociais, com 1552 menções. Em seguida ficou a RedeTV, que transmitiu o evento com exclusividade na TV aberta, com 514 citações.

A CazéTV registrou número parecido, tendo sido mencionada em 505 publicações relacionadas ao jogo da NFL. O Disney+ rendeu 370 citações enquanto o Game Pass/DAZN registrou 173 citações.

NFL – Top 10 patrocinadores nas redes sociais

A pesquisa também monitorou as citações sobre as marcas quando relacionadas ao jogo da NFL. Veja, abaixo, as dez mais citadas, em relação ao evento, e a respectiva quantidade de citações:

Budweiser – 87
Perdigão – 40
Visa – 35
XP Investimentos – 34
Beats – 22
Netshoes – 11
Wise Up – 11
Ford – 10
Bradesco – 8
Magalu – 8

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