Boston Globe tem três compradores na mira
New York Times anunciou finalistas na concorrência pelo jornal, entre eles a mesma família da qual havia adquirido o veículo há 20 anos
New York Times anunciou finalistas na concorrência pelo jornal, entre eles a mesma família da qual havia adquirido o veículo há 20 anos
Meio & Mensagem
15 de julho de 2013 - 1h31
Segundo informações do próprio Boston Globe, três grupos concorrem na fase final de venda do jornal, propriedade do New York Times Company (NYTCo). Até o anúncio na sexta-feira, 12, a empresa havia recebido pelo menos seis propostas pelo Globe.
Entre os finalistas estão os primos Benjamin e Steve Taylor, antigos proprietários do jornal até o venderem à NYTCo em 1993 por US$ 1,1 bilhão. A família fez a oferta em associação ao ex-CEO da Time Inc, Jack Griffin.
Os proprietários do time de beisebol Boston Red Sox e do jornal Tampa Tribune são os outros dois interessados. Uma quarta proposta corre por fora, do milionário Doug Manchester, que adquiriu em 2011 o jornal San Diego Union Tribune, mas o projeto foi enviado tardiamente e ainda não há avaliação formal.
O NYTCo colocou a venda o Boston Globe, o Worcester Telegram & Gazette e outras propriedades relacionadas, como veículos digitais, em fevereiro. O valor das ofertas está entre U$ 65 milhões e 80 milhões, o que representa uma desvalorização de até 92% do valor da marca de 20 anos atrás. As receitas da unidade de negócio que envolve o Boston Globe cairam 43% entre 2004 e 2012, chegando a US$ 395 milhões. O faturamento publicitário hoje representa 47% desse total, mas já foi 68% em 2004. A receita de circulação também caiu 12%, de US$ 181 milhões há nove anos para US$ 158 milhões em 2012.
O grupo anunciou a venda do jornal em fevereiro, quando decidiu concentrar seus negócios na marca New York Times e seus ativos e solicitou à consultoria Evercore Partners que conduzisse a negociação. Nos últimos anos, a empresa já vendeu outras unidades de negócios, incluindo 16 jornais regionais e a rede About.com.
Hulu não está mais a venda
Por outro lado, os proprietários do Hulu, plataforma de conteúdo sob demanda (VOD), retiraram a oferta de venda. Em vez disso, anunciaram um investimento de US$ 750 milhões no produto.
Entre o grupo proprietário os principais acionistas são a Disney, a 21st Century Fox e a NBCUniversal. Segundo analistas de mercado, eles resolveram apostar no desenvolvimento da plataforma diante do crescimento do mercado VOD, dominado atualmente pela Netflix.
Um comunicado oficial do Hulu disse que a empresa permanecerá analisando propostas, mantendo-se aberta a parceiros e novos investidores interessados na tecnologia, visando a co-produção de conteúdo. Entre as empresas que estavam de olho no serviço estão a Time Warner, DirecTV e Yahoo.
Compartilhe
Veja também
Prime Video oficializa acordo com LFU e transmitirá Brasileirão
Plataforma exibirá um jogo por rodada em contrato que tem duração até 2029
Eletromidia e Globo: os termos do acordo bilionário da mídia brasileira
Valor de mercado da empresa de OOH pode beirar os R$ 5 bilhões, em negociação que reforça a aproximação dos grandes grupos de mídia as operações de publicidade em telas