Brasil é o País mais ativo no Facebook
Levantamento da Nielsen mostra que 38,1 milhões de brasileiros acessaram a rede social no mês de março, o que equivale a quase 80% da base online
Levantamento da Nielsen mostra que 38,1 milhões de brasileiros acessaram a rede social no mês de março, o que equivale a quase 80% da base online
Padrão do site
17 de maio de 2012 - 11h52
O Brasil é o País mais ativo na maior rede social do mundo, o Facebook. A Nielsen acaba de divulgar uma pesquisa pela qual 38,1 milhões de brasileiros acessaram a rede durante o mês de março. Esses visitantes equivalem a 76,7% de todas as pessoas que estavam online, em casa ou nas empresas. Pela mesma pesquisa, a cidade de Bangkok, capital da Tailândia, é a localidade que mais acessa o Facebook.
Se forem incluídos os acessos ao Facebook por meio de tablets e smartphones, no entanto, a Nova Zelândia tem o maior alcance ativo na rede social, com quase 80% de todos os usuários que, em algum momento, acessaram o Facebook no mesmo período. Os EUA, com 152,8 milhões de usuários, ficam abaixo dos dez países que mais acessam a rede, com 69,6% dos acessos ativos ao Facebook. E a surpresa é o Japão, onde a atividade mensal do usuário de internet no Facebook é de apenas 24%, o que ressalta o baixo alcance da rede no país.
Os números da Nielsen, no entanto, contrastam com os fornecidos pelo próprio Facebook para o Brasil: segundo o último dado divulgado pela rede, o País tinha 45 milhões de usuários ativos até março deste ano, enquanto a Nielsen aponta 38,1 milhões de usuários ativos. Ainda pelos números fornecidos pelo Facebook – a um dia da realização de sua IPO -, a Índia teve 51 milhões de usuários ativos no período. A Nielsen não tem levantamento para a Índia. Nos EUA, segundo o Facebook, foram 169 milhões de usuários ativos (152,8 milhões segundo a Nielsen).
Além dos dados conflitantes entre Facebook e Nielsen, uma terceira estatística, da empresa de análise Social Bakers, aponta Bangkok como a cidade que tem mais usuários ativos no Facebook, com 8,7 milhões de pessoas. Pela abordagem da Social Bakers, o Brasil tem uma penetração de 23,4% no Facebook e a Nova Zelândia aparece com 51,4% de penetração. Pelo critério da empresa, a maior penetração é de Mônaco, com 124%. No entanto, são apenas 38 mil usuários ativos mensalmente.
Compartilhe
Veja também
Marcas promovem ações para divulgar a série Senna, da Netflix
Guaraná Antarctica e Heineken celebram estreia da série sobre o piloto com cinema e latas comemorativas
Inclusão racial perde força – e investimentos – no marketing de influência
Profissionais do segmento apontam arrefecimento do interesse das marcas em falar sobre diversidade inclusive no mês da Consciência Negra