Brasil recebe inteligência artificial na busca do Google
Big tech agora fornece respostas resumidas a partir de inteligência artificial em seu serviço de busca; funcionalidade chegou também a outros países, como Índia e Japão
Brasil recebe inteligência artificial na busca do Google
BuscarBrasil recebe inteligência artificial na busca do Google
BuscarBig tech agora fornece respostas resumidas a partir de inteligência artificial em seu serviço de busca; funcionalidade chegou também a outros países, como Índia e Japão
Victória Navarro
16 de agosto de 2024 - 10h38
Usuários brasileiros que fizerem pesquisas no serviço de busca do Google receberão um resumo gerado por inteligência artificial (IA) em suas consultas.
(Crédito: PixieMe/Shutterstock)
As descrições de IA, batizadas de AI Overview, aparecem no topo de uma página de resultados e antecedem os links que direcionam o usuário para demais páginas da web. A funcionalidade faz parte dos esforços do Google em expandir sua IA proprietária.
O serviço foi lançado nos Estados Unidos em maio e, além do Brasil, desembarca agora na Índia, Indonésia, Japão, México e Grã-Bretanha, conforme aponta a Reuters.
A disponibilização da IA nas buscas em mais mercados chega com importantes atualizações, após alguns problemas em seu lançamento. À época, usuários relataram problemas nas respostas.
Em uma das alegações, a IA sugeria cola como ingrediente em uma receita de pizza. Além disso, chegou a apontar que Barack Obama, ex-presidente dos EUA, era muçulmano.
O Google reconheceu as intercorrências e, já no final de maio, anunciou que a tecnologia passaria por atualizações.
Agora, as sugestões geradas por meio de IA incluem restrições, como quais respostas devem receber o recurso, além de proibir que a ferramenta utilize conteúdo gerado por usuários.
Ainda não foram divulgadas as medidas que deverão ser adotadas pela big tech para mudar sua situação de monopólio. Elas poderiam envolver tanto a mudança em seu modelo de negócio, como também a venda de parte da companhia.
Compartilhe
Veja também
O que motivou o embate entre o Rumble e o ministro Alexandre de Moraes?
Ao lado da empresa de mídia de Trump, Rumble abriu processo contra o ministro sob a alegação de censura; STF determina bloqueio da plataforma por descumprimento judicial
YouTube Premium planeja versão mais barata e sem anúncios
Plano oferecerá podcasts e vídeos de dicas sem publicidade; videoclipes livres de anúncios seguem inclusos no YouTube Premium