Brasileirão 2025 começa com transmissão fragmentada e disputa por audiência
Globo, Record, CazéTV e Amazon dividem os direitos de transmissão da competição, que conta com sete marcas patrocinadoras pela CBF
Brasileirão 2025 começa com transmissão fragmentada e disputa por audiência
BuscarBrasileirão 2025 começa com transmissão fragmentada e disputa por audiência
BuscarGlobo, Record, CazéTV e Amazon dividem os direitos de transmissão da competição, que conta com sete marcas patrocinadoras pela CBF
Valeria Contado
31 de março de 2025 - 16h26
Brasileirão 2025 entra em sua primeira experiência multiplataforma (Crédito: Cesar Greco/Palmeiras/by Canon)
Neste sábado, 29, aconteceu a estreia da edição 2025 do Campeonato Brasileiro. A competição chancelada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) conta com sete marcas patrocinadoras que aparecerão nos backdrops das 38 rodadas da competição nacional.
7k, Assaí, Betano, Betnacional, Sicob e Superbet são as empresas que estarão presentes durante a temporada.
Além disso, os espectadores puderam acompanhar as partidas com uma diversidade de players, atingindo camadas de TV aberta, por assinatura, streaming e internet.
A divisão da transmissão de cada partida foi realizada de acordo com a liga a qual o time pertence, sendo os clubes da Liga Brasileira de Futebol (Libra) exclusivos dos canais da Globo e os representantes da Liga Forte União (LFU) com Globo, Record, YouTube (CazéTV) e Prime Video.
A Globo, tem direito a 8 jogos exclusivos em sua grade – seja na TV aberta (de acordo com a praça), por assinatura ou Premiere – e um não exclusivo. No canal aberto, será exibido um jogo por rodada, somando 38 ao fim do campeonato. Já na TV por assinatura, serão dois jogos por rodada, enquanto o Premier receberá os 9 jogos que a empresa tem direito.
A Record, com uma partida em co-transmissão com a CazéTV por rodada. Esse jogo pode, também, ter uma transmissão alternativa simulcast com foco em digital que acontece no PlayPlus e no R7 em parceria com o Desimpedidos. Por fim, Prime Video terá uma partida exclusiva em sua grade.
Confira como será a transmissão de cada veículo de mídia:
A empresa de mídia contou câmeras, ângulos exclusivos, mesa tática em realidade aumentada, além de estrear um pacote gráfico reformulado. A Globo investiu em uma Supercine Cam’ tem a capacidade de criar cortes exclusivos em tempo real para serem utilizados durante a partida, além de imagens imersivas para contar a história dos jogos nos programas após a rodada. A emissora também estreou uma nova identidade visual do placar e gráficos de transmissão.
O primeiro jogo transmitido na TV aberta foi com o empate entre Palmeiras e Botafogo, no domingo, 30, às 16h, na TV aberta.
Além disso, a empresa de mídia contou com transmissões de Bahia x Corinthians e Flamengo x Inter em seu canal por assinatura, e de São Paulo x Sport, Juventude x Vitória, Fortaleza x Fluminense, Flamengo x Inter, Palmeiras x Botafogo, Vasco x Santos, Bahia x Corinthians, Red Bull Bragantino x Ceará na plataforma do Premier.
Apesar de ter transmitido o Campeonato Paulista nas últimas três temporadas, a Record realizou a sua estreia na principal competição nacional no último domingo. A emissora reforçou a sua equipe trazendo para seu casting nomes como Cleber Machado e Maurício Noriega.
A partida entre Vasco da Gama x Santos, atingiu uma audiência com 9,1 pontos de média, em São Paulo e 8,4 pontos de média no Rio de Janeiro, segundo dados divulgados pela emissora.
Esse também foi o jogo exibido na CazéTV, que é uma das estreantes nas tardes de domingo de Brasileirão, após acordo firmado com o YouTube, detentor dos direitos da competição. O canal manteve sua equipe de narradores comentaristas, além de estrear mais dois programas esportivos em sua grade.
O primeiro deles, Tempo de Bola, apresentado por Bárbara Coelho, já estreou no domingo e terá exibição nos fins de semana de Brasileirão, e 30 minutos + Acréscimos, com Marcelo Adnet, que aposta no humor e na improvisação. A exibição será definida pela própria audiência: ele continua no ar enquanto o público quiser. Ambos em uma parceria de cocriação com o Itaú.
Por fim, o Prime Video ficou responsável pela exibição de Cruzeiro x Mirassol, no Sábado. A plataforma de streaming da Amazon passa a transmitir o Campeonato Brasileiro e já tem em sua grade os jogos da Copa do Brasil e do Premier (por meio de uma assinatura a parte).
Além Airbnb, PagBank e Alfa Bet, que já estavam presentes nas exibições das primeiras fases da Copa do Brasil, Chevrolet aparece como uma das patrocinadoras no Brasileirão.
A Betano, detentora dos naming rights do torneio pelo segundo ano seguido, preparou para 2025 uma série de ativações que devem acontecer no decorrer da competição.
Durante o final de semana da primeira rodada, a casa de apostas esportivas preparou uma exposição aberta ao público no Shopping Eldorado. Lá a marca exibiu troféus relacionados ao campeonato.
Além disso, para o mês de abril, a marca prevê o Betano Day, evento de experiências que deve acontecer no Pacaembu, em São Paulo, com as 20 torcidas dos times da série A. Na atração, são apresentados desafios em campo que permitem aos participantes testarem as suas habilidades numa competição divertida e gamificada.
Durante a competição, os torcedores poderão acompanhar o “Intervalo Betano”, desafio envolvendo todas as torcidas com a experiência de pisar na grama onde seus ídolos jogam, além do troféu Craque Betano, concedido ao melhor jogador após cada jogo, e o troféu de Melhor Jogador da Temporada, no fim da competição e as enquetes online de Gol e Defesa da semana, Goleiro e Jogador do Mês e Torcida do Mês. Todos disponíveis no canal oficial do Brasileirão para escolher o vencedor.
Compartilhe
Veja também
ESPN remodela programação de futebol
Canal esportivo do grupo Disney apresenta a ‘Franquia F’ (Futebol), que visa trazer mais identificação e interatividade com os fãs do esporte
Vale Tudo: patrocinadores, marketing e expectativas do remake
Um dos principais lançamentos do calendário dos 60 anos da Globo, novela já garantiu 60 ações comerciais nos capítulos e ação especial na abertura, com a Vivo