Brasileiro tende a confiar mais em influenciadores
Pesquisa da Rakuten Advertising revela que consumidores brasileiros compram mais produtos recomendados por creators
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Meio & Mensagem
6 de dezembro de 2024 - 14h53
Um estudo conduzido pela Rakuten Advertising, rede global de marketing de performance, estudou as preferências dos consumidores de cinco países e o Reino Unido com o objetivo de avaliar a relação dos mesmos com influenciadores.
Os resultados mostram que o Brasil tem níveis mais altos confiança nas recomendações de creators comparado a Austrália, França, Alemanha, Reino Unido e Estados Unidos e à média dos países analisados. A empresa entrevistou 500 pessoas de cada país.
Dos brasileiros, 68% usam páginas de compras ou listas de produtos indicados por creators, enquanto a média é de 60%. Cerca de 87% diz confiar nas recomendações (a média é de 79%). Dos entrevistados, 73% comprou um produto em link compartilhado por um influenciador nos últimos seis meses (a média é de 61%). E 83% considera conveniente comprar diretamente de um link de influenciador, enquanto a média é de 74%.
Dos países e regiões avaliadas, com exceção do Brasil, o Reino Unido apresenta as maiores taxas de respostas. O levantamento também registrou que 83% dos brasileiros já fizeram compras acima de 100 reais com base em recomendações de influenciadores.
Na média geral do estudo, oito em cada dez consumidores confiam nas recomendações dos influenciadores. Dos entrevistados, 64% afirma descobrir novos produtos via influenciadores em uma frequência diária ou semanal.
O levantamento da Rakuten Advertising também apresentou pontos de atenção que atrapalham o vínculo entre o influenciador e o consumidor. Segundo o estudo, 53% dos entrevistados acreditam que a inteligência artificial diminui a credibilidade do creators. Para 12%, a IA aumenta a credibilidade. Para 35%, não tem efeito.
Ainda que 74% use links compartilhados por influenciadores em compras, 27% não se sente confortável devido à desconfiança da legitimidade dos links. Já 32% se preocupa com rastramento e coleta de dados.
Além disso, o consumidor também está atento à autenticidade. Segundo o estudo, 84% dos consumidores afirmam parar de seguir creators quando percebem que eles não estão sendo autênticos.
A pesquisa da Rakuten Advertising aponta para um crescimento dos microinfluenciadores, aqueles com 10 a 99 mil seguidores. A porcentagem de usuários que migram para microinfluenciadores é maior entre os segmentos de beleza (25%), lar e lifestyle (24%), tecnologia (23%), viagens (23%), alimentação (22%) e moda (22%).
Já os vídeos curtos são o formato favorito de 32% dos entrevistados, na média dos seis países. Eles são mais populares no Brasil, onde é preferência de 55% dos respondentes.
Depois desse formato, no Brasil, há prevalência dos vídeos gravados (25%), vídeos ao vivo (6%), fotos (4%), podcast (3%) e conteúdo escrito (2%).
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