Brasileiros confiam mais em publicidade na TV e em caixas eletrônicos
Levantamento da TecBan e do Instituto Datafolha buscou entender a relação dos brasileiros conectados à internet com serviços financeiros e com caixas eletrônicos
Brasileiros confiam mais em publicidade na TV e em caixas eletrônicos
BuscarBrasileiros confiam mais em publicidade na TV e em caixas eletrônicos
BuscarLevantamento da TecBan e do Instituto Datafolha buscou entender a relação dos brasileiros conectados à internet com serviços financeiros e com caixas eletrônicos
Giovana Oréfice
22 de novembro de 2023 - 6h10
A televisão e os caixas eletrônicos estão entre os canais de maior confiança dos brasileiros no consumo de publicidade. A informação é fruto de pesquisa realizada pela TecBan, empresa responsável pela gestão da plataforma de mídia digital out of home Mídia Banco24Horas, e pelo Instituto Datafolha.
O levantamento indicou que 39% das pessoas confiam mais em propagandas da TV, enquanto 31% veem mais credibilidade em anúncios veiculados em caixas eletrônicos. Ao todo, a pesquisa ouviu 1.519 pessoas de todas as classes sociais do Brasil. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais.
Celia Simões, gerente do Mídia Banco24Horas, afirma que as TVs sempre foram associadas pelo público à informação confiável. Além disso, há uma crença popular de que tudo é minuciosamente apurado para estar na TV. Segundo ela, isso faz com que as pessoas estejam mais abertas a receberem a intervenção por acreditarem no canal de veiculação e terem a sensação de que por ali não serão enganadas.
“A publicidade nas telinhas está relacionada à conexão emocional e aos sentimentos que podem ser gerados ao telespectador com os recursos audiovisuais. Sobretudo, a maior confiança do público em propagandas veiculadas nesse meio se liga ao fato de historicamente esse espaço ser entendido como nobre e como uma fonte confiável”, diz Celia.
Já no que diz respeito à publicidade em caixas eletrônicos, existem diversas possibilidades de veiculação. No Mídia Banco24Horas, por exemplo, é possível anunciar em exibição de mídia direto na tela de transação dos caixas eletrônicos do Banco24Horas. Há, ainda, a possibilidade de inserção durante as transações bancárias na própria tela do caixa eletrônico de forma customizada ou em apenas uma tela.
Na contramão, 16% confiam mais em anúncios de Internet. Para Celia, o ambiente digital como espaço de mídia é um lugar que permite mais liberdade para veiculação de peças publicitárias. Ademais, faz menos exigências para isso. “Muitas pessoas entendem que qualquer um pode veicular qualquer coisa na internet, sem a necessidade de checagem do que está sendo exibido, o que deixaria a responsabilidade apenas na mão de quem anuncia”, aponta.
A pesquisa revela também que só 7% da amostra confia mais em propaganda de rádio, enquanto 6% apostam mais em propagandas que veem nas ruas.
Compartilhe
Veja também
Governo dos EUA oficializa pedido de divisão entre Google e Chrome
Após ter expressado sua intenção um dia antes, Governo dos Estados Unidos oficializa pedido de separação do Google, por meio da venda de seu navegador Chrome
WhatsApp lança solução para transcrição de áudios
Em fase de lançamento global, recurso está disponível em inglês, português, espanhol e russo