ByteDance começa a investir no metaverso
Dona do TikTok começa a capitalizar nesse universo, mesmo com riscos
Dona do TikTok começa a capitalizar nesse universo, mesmo com riscos
A ByteDance, dona do TikTok, e empresa que gerou US$ 58 bilhões em receita em 2021, inicia a sua trajetória de investimentos no metaverso. O intuito da tecnológica chinesa é montar uma linha de hardware, conteúdo, software e plataforma metaverse semelhante à da Meta.
No entanto, ainda existem discussões sobre os riscos desse tipo de investimento. Isso tem a ver com a relação da aderência desse tipo de tecnologia e o material necessário para que isso seja feito, já que não se sabe quanto tempo levaria para que as pessoas comprem os fones de ouvido de realidade virtual (VR) e entrem no movimento de universo tridimensional.
Mesmo assim, a ByteDance comprou, em agosto de 2021, a VR Pico, empresa chinesa fabricante de fones de ouvido VR, por US$ 1,4 bilhão. Além disso, a empresa de tecnologia investiu em campanhas para incentivar os consumidores a comprar os fones.
Porém, o maior intuito das empresas, incluindo a Meta, é atrair os criadores e desenvolvedores para abrir lojas dentro do universo virtual e implementar um novo ambiente de compras, semelhantes as stores dos smartphones.
Recentemente, a Meta anunciou que cobrará uma taxa de 47,5% sobre as vendas de ativos digitais que acontecerem dentro da plataforma. Segundo a empresa, a taxa está relacionada a tarifa para as transações realizadas por meio da Meta Quest Store (30%), adicionando 17,5% para plataforma Horizon Worlds, plataforma social expansiva de realidade virtual.
Compartilhe
Veja também
Como criadores se preparam para o possível banimento do TikTok
Com a legislação anti-TikTok tramitando no Congresso dos Estados Unidos, influenciadores estão desenvolvendo planos de contingência
Meta afirma à AGU que fim da checagem começará apenas nos EUA
Documento enviado a AGU será discutido em reunião técnica, que deverá acontecer nesta terça-feira, 14 sob a coordenação do órgão do governo