Cade aprova a fusão entre WarnerMedia e Discovery
Conselho deu parecer favorável à negociação, sem restrições; empresa terá o nome de Warner Bros. Discovery
Cade aprova a fusão entre WarnerMedia e Discovery
BuscarCade aprova a fusão entre WarnerMedia e Discovery
BuscarConselho deu parecer favorável à negociação, sem restrições; empresa terá o nome de Warner Bros. Discovery
Meio & Mensagem
7 de fevereiro de 2022 - 16h19
Na noite de sexta-feira, 4, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou a aquisição da WarnerMedia pela Discovery. A negociação, anunciada em maio do ano passado, dará origem a uma nova gigante do segmento de mídia, que carregará marcas como HBO, CNN, TNT, além dos serviços de streaming como HBO Max e Discovery+.
No parecer, o Cade não estabeleceu restrições para a continuidade da fusão, mas identificou “sobreposição horizontal nas atividades de produção de conteúdo audiovisual; licenciamento de conteúdo audiovisual; licenciamento de canais de TV, total e dividido por gênero; licenciamento para produtos de consumo e serviços de streaming.
Ainda assim, o Conselho deu o parecer que, “nos mercados relevantes de produção e licenciamento de conteúdo audiovisual; licenciamento para produtos de consumo, e serviços de streaming, foi possível afastar as preocupações concorrenciais”, uma vez que as participações de mercado conjuntas das requerentes (nesse caso, WarnerMedia e Discovery) não superavam os 20%. Com isso, não há, ao menos pelo Cade, impeditivos para a continuidade da fusão.
Além disso, no parecer, assinado por Diogo Thomson de Andrade, superintendente-geral interino do Cade, a operação elimina “uma integração vertical julgada problemática num Ato de Concentração anterior – especificamente aquela existente entre a operadora AT&T e a WarnerMedia.
Anunciada em 2016, a compra da Time Warner pela AT&T gerou impactos na indústria global ao colocar a gigante de telecomunicações no universo da mídia. Em 2021, ao anunciar a negociação com a Discovery, a AT&T deixará toda sua operação de mídia em uma empresa independente, da qual seus acionistas irão deter 71%. Pelo negócio, a AT&T receberá um total de US$ 43 bilhões à vista e em títulos de dívidas.
Em junho do ano passado, a Discovery e a WarnerMedia anunciaram que a empresa que passará a representar as duas companhias, juntas, terá o nome temporário de Warner Bros. Discovery e o slogan “The stuff that dreams are made of” (“As coisas das quais os sonhos são feitos”, em tradução livre).
A Warner Bros. Discovery terá 200 mil horas de programação e 100 marcas consolidadas. Entre elas: HBO, Warner Bros., Discovery, DC, CNN, WB Games, Turner Sports, Cartoon Network , HGTV, Food Network, TNT, TBS, Turner Classic Movies, Wizarding World, Adult Swim, Eurosport, Magnolia, TLC, Animal Planet, ID, entre outros.
Compartilhe
Veja também
UOL transmitirá Paulistão 2025
UOL Play, streaming do portal, exibirá sete dos oito jogos de cada rodada do torneio, enquanto o Canal UOL, na TV, e a homepage mostrarão um desses jogos a cada rodada
Como criadores se preparam para o possível banimento do TikTok
Com a legislação anti-TikTok tramitando no Congresso dos Estados Unidos, influenciadores estão desenvolvendo planos de contingência