Assinar

Cade autoriza fusão da Disney mesmo sem venda do Fox Sports

Buscar

Cade autoriza fusão da Disney mesmo sem venda do Fox Sports

Buscar
Publicidade
Mídia

Cade autoriza fusão da Disney mesmo sem venda do Fox Sports

Grupo compromete-se a manter o canal no ar até janeiro de 2022; após esse período, Disney pode voltar a tentar vender os direitos da marca


6 de maio de 2020 - 13h29

Canal continuará transmitindo sua programação e torneios até janeiro de 2022 (Crédito: Reprodução)

Em sessão realizada na manhã desta quarta-feira, 6, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) finalmente aprovou a compra da Twenty-First Century Fox pela The Walt Disney Company, no Brasil. A análise do caso vinha se desenrolando há mais de um ano e tinha como principal entrave a coexistência de dois canais esportivos no mesmo grupo, o que, na visão do Cade, poderia acarretar em problemas concorrenciais e de concentração de mercado: o Fox Sports, da Fox, e a ESPN, de propriedade da Disney.

Em fevereiro do ano passado, o Cade já havia autorizado a fusão das companhias de mídia desde que a Disney vendesse o canal Fox Sports. O grupo chegou a tentar negociar com possível interessados, mas nada foi concluído. Dessa forma, em nova análise realizada pelo Cade nesta semana, relatores reconheceram os esforços da Disney em cumprir a determinação do acordo anterior, mas argumentaram que, por razões de negócios – e também pela pandemia do novo coronavírus -, não foi possível dar continuidade e nem concluir o negócio.

Ainda que a autorização para a fusão tenha sido dada, a Disney ainda terá de cumprir alguns compromissos para evitar problemas concorrenciais. De acordo com o Cade, a companhia se compromete em manter a programação da Fox Sports – e seus respectivos direitos de transmissão – no ar até janeiro de 2022. Durante esse período, a companhia compromete-se a manter no canal as transmissões da Libertadores da América e de outros torneios que façam parte da grade da emissora esportiva.

A partir do início de 2022, a Disney fica liberada para voltar a negociar a marca Fox Sports no mercado. A partir daí, também, a companhia também poderá transferir os torneios e competições exibidas pelo canal a outras emissoras do grupo.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • CNN Money: novo canal estreia com 6 marcas e foco em finanças

    CNN Money: novo canal estreia com 6 marcas e foco em finanças

    Primeiro produto derivado da CNN Brasil, emissora entrou no ar na noite dessa segunda-feira, 4

  • Fox diz ter vendido todos os anúncios para o Super Bowl de 2025

    Fox diz ter vendido todos os anúncios para o Super Bowl de 2025

    Emissora de TV cobrou cerca de US$ 7 milhões por cada comercial de 30 segundos no grande evento da NFL, marcado para 9 de fevereiro