Campanha e identidade visual dão início à celebração dos 100 anos da Globo
Grupo usa o mote do primeiro século do jornal O Globo para comemorar também os 60 anos da TV e 10 anos do Globoplay, destacando a atuação multiplataforma
Campanha e identidade visual dão início à celebração dos 100 anos da Globo
BuscarCampanha e identidade visual dão início à celebração dos 100 anos da Globo
BuscarGrupo usa o mote do primeiro século do jornal O Globo para comemorar também os 60 anos da TV e 10 anos do Globoplay, destacando a atuação multiplataforma
Bárbara Sacchitiello
6 de janeiro de 2025 - 16h11
O primeiro dia de 2025 foi o marco do início das celebrações de um ano especial para a Globo. A companhia de comunicação aproveita o centenário do jornal O Globo, completados neste ano, como alicerce de um combo de aniversários, que englobam, além dos 100 anos de O Globo, os 60 anos da TV Globo e os 10 anos do Globoplay.
Na noite do dia 1 de janeiro, no intervalo do Jornal Nacional, a TV Globo exibiu a primeira campanha que menciona o centenário comemorativo, que apresentou ao público o slogan “O que vem depois dos 100 anos? O começo”. O comercial foi narrado pelo jornalista Pedro Bial. Veja:
Em 2025, celebramos #100anosdeglobo e das histórias que nos unem. Nas páginas do jornal, das revistas, nas ondas do rádio, nas telas da TV, do cinema, no streaming e nas plataformas digitais. Uma trajetória que conecta milhões de brasileiros e reflete sua diversidade. pic.twitter.com/c91MoVSpdA
— TV Globo (@tvglobo) January 2, 2025
Antes da exibição da campanha, o Jornal Nacional exibiu uma matéria abordando a trajetória do grupo, que teve seu marco inicial no dia 29 de julho de 1925, quando o primeiro exemplar do jornal O Globo chegava às bancas, sob a fundação de Irineu Marinho.
A reportagem resgatou coberturas e momentos históricos que passaram não apenas pelas páginas do jornal, como também pela tela da TV Globo e, posteriormente, pelos portais e plataformas digitais que compõem o grupo, como G1 e Globoplay.
Entre os momentos importantes recordados pela reportagem estão a fundação da TV Globo, em 1965, a criação do canal de notícias GloboNews, a fundação dos Estúdios Globo, em 1995. O Globoplay, plataforma de streaming do grupo, lançado em 2015, também foi citado na reportagem.
Ao abordar do Globoplay, inclusive, a reportagem destacou o sucesso de seu primeiro longa-metragem original, o filme Ainda Estou Aqui, que rendeu o prêmio de Melhor Atriz no Globo de Ouro à Fernanda Torres, além da indicação a Melhor Filme em Língua Estrangeira, na mesma premiação. A obra também foi indicada a outras premiações internacionais de cinema.
Assim que a reportagem e a campanha foram ao ar, a Globo assumiu, nas redes sociais, a identidade visual de celebração dos 100 anos. Os perfis da TV Globo, g1, gshow e de outras marcas do grupo passaram a exibir o número 100 em sua identidade visual.
Já a TV Globo, que celebra seis décadas de existência em 2025, começa a lançar nesta semana algumas produções que fazem parte do calendário especial de celebração do aniversário.
Nesta terça-feira, 7, a emissora exibe e minissérie Grande Sertão, dirigida por Guel Arraes, que adapta o romance homônimo de João Guimarães Rosa. No mesmo dia, a Globo também estreia o primeiro episódio de BBB O Documentário – Mais que uma Espiada, produção que celebrará as histórias e participantes das 25 edições do reality.
Já no próximo domingo, 12, o programa The Masked Singer Brasil estreia uma nova temporada em homenagem aos personagens icônicos das novelas que marcaram a história da Globo.
O próprio BBB, que estreia no dia 13, também prestará sua homenagem à emissora, com os ambientes decorados com base em programas e novelas que fizeram parte da história da TV Globo.
Ao abordar a celebração dos 100 anos, a Globo destacou que a atuação multiplataforma seguirá pautando seu futuro. “A gente quer que o nosso conteúdo, seja ele em jornal, seja nas revistas, no rádio, na televisão, no streaming, que ele esteja nas mãos dos brasileiros, onde e quando eles quiserem consumir nossos conteúdos”, declarou o diretor-presidente da Globo, Paulo Marinho, na reportagem.
No ano passado, a Globo deu mais um passo no sentido de ampliar sua atuação em múltiplas telas ao adquirir o controle societário da Eletromidia, empresa de mídia out-of-home. A negociação, que foi aprovada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) em dezembro, colocou a Globo como a dona da maior operação de OOH do Brasil.
Compartilhe
Veja também
McDonald’s e iFood se unem distribuir cupons em jogos da CazéTV
Ação acontecerá durante os jogos da Copinha, Paulista masculino e feminino, e Brasileirão, ao longo de todo o ano
Record já garante 4 patrocinadores no Paulistão em 2025
BYD, Itaú, McDonald’s e Haleon garantem presença nas transmissões da emissora na TV aberta; outras duas marcas devem entrar no pacote