Teleton completa 25 anos com show e 15 marcas parceiras
Campanha da AACD terá meta de arrecadar R$ 30 milhões e, apesar do apoio das empresas, quer ampliar as doações vindas de pessoas físicas
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Bárbara Sacchitiello
14 de setembro de 2022 - 13h25
Atualizada as 16h56
A campanha do Teleton, que visa arrecadar fundos para os atendimentos oferecidos pela Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD) completa 25 anos em 2022. Para celebrar a data, além da maratona no SBT, o projeto contará com outras atrações e experiências.
Ao longo desse tempo de acordo com os superintendentes da entidade, foram construídas dez novas unidades de atendimento, em diferentes cidades brasileiras e a arrecadação total propiciou a realização de cerca de 15 milhões de atendimentos a crianças e adultos.
Esses números foram destacados pela AACD durante coletiva de imprensa virtual para a apresentação da campanha 2022 do Teleton, realizada nesta quarta-feira, 14. “Podemos dizer, sem dúvidas, que o Teleton teve grande contribuição para a inclusão da pessoa com deficiência, além de ter nos possibilitado alcançar números impressionantes de atendimento”, declarou Valdesir Galvan, CEO da AACD.
Neste ano, mais uma vez, o Teleton mobilizará a grade do SBT, nos dias 4 e 5 de novembro. Ao longo de 17 horas de programação, apresentadores, cantores, influenciadores e outros artistas ocuparão o palco para mobilizar a audiência em prol das ações.
Para este ano, o evento resgata a música “Depende de Nós”, de Ivan Lins, que marcou os primeiros anos da campanha. O cantor Daniel e a apresentadora Eliana seguem como os padrinhos do Teleton na televisão, enquanto os apresentadores Celso Portiolli e Maisa Silva também continuam como padrinhos do Teleton no ambiente digital.
Além da maratona televisiva tradicional no SBT, o Teleton terá outras ações especiais para marcar os 25 anos de história. A primeira deles aconteceu no último dia 12, com uma apresentação especial da Escola do Teatro Bolshoi, no Teatro Alfa, em São Paulo, para uma plateia de parceiros da campanha.
No dia 5 de outubro, pela primeira vez, o Teleton terá uma noite de shows fora da grade do SBT. O evento “Noite Solidária AACD Teleton 25 Anos” acontecerá no espaço do Tokio Marine Hall, em São Paulo, e terá apresentações de Zezé di Camargo & Luciano, junto com Daniel, Gian & Giovani e Edson & Hudson. O valor total arrecadado com os ingressos será destinado à campanha da AACD.
No dia 18 de outubro, o SBT promoverá, em sua sede, a coletiva de imprensa do Teleton, para dar detalhes da programação. Nesta data, será lançado o projeto Laços de Gratidão, realizado de forma voluntária pela CDI Comunicação, que reunirá, em um livro, depoimentos inéditos de pessoas que participaram do Teleton além de relembrar os momentos mais marcantes da campanha.
Para este ano, o Teleton, mais uma vez, tentará alcançar a meta de R$ 30 milhões para manter o volume de atendimentos da AACD. Desse total, a expectativa é de que ao menos R$ 12 milhões venham de pessoas físicas, grupo para o qual a AACD quer direcionar os esforços da campanha neste ano.
“Compreendemos muito o cenário econômico dos últimos anos e o quanto isso impacta a doação da pessoa física”, disse Edson Brito, superintendente de marketing da AACD. Segundo ele, de 2018 para 2021, houve uma queda de 60% no total arrecadado pela campanha. “Muitas pessoas têm o hábito de acompanhar o Teleton achando que as empresas são as responsáveis por alcançar a meta de doações. Contamos com o apoio de várias empresas parceiras, mas continuamos precisando da ajuda de todos”, destacou o superintendente.
Assim como em 2021, as doações poderão ser feitas pelo telefone (a partir de 26 de setembro) e pelo site do Teleton. A campanha já está aceitando, a partir deste momento, doações via Pix, que no ano passado já responderam por boa parte do volume total de doações.
Para chamar o público para se engajar no projeto, a AACD começa a veicular na mídia uma campanha publicitária que destaca pacientes que passaram pelo tratamento na associação ao longo desses 25 anos e, também doadores da campanha que ajudando para que o trabalho continuasse. Assista:
Ao longo dos 25 anos de campanha, mais de 250 empresas apoiaram o Teleton, segundo Brito. O Bradesco foi a única marca a estar presente, como apoiadora, em todos os anos do projeto.
Para a edição de 2022, até o momento, 15 empresas já garantiram presença como apoiadoras do Teleton. Além de doações financeiras para a campanha, essas marcas têm a função de ajudar a dar visibilidade ao projeto da AACD.
Participarão do Teleton 2022 as marcas Assaí Atacadista, Bradesco, Brasilcap, Caedu, Droga Raia e Drogasil, Ekkogroup, Flora (com as marcas Neutrox e Minuano), Grupo Avenida, Hipercard, Nivea, Nova Fralda Turma da Mônica Baby e Bigfral, Riachuelo, Sodiê, Uninassau e Três Corações. De acordo com o superintendente de marketing, outras marcas devem se juntar ao projeto ao longo das próximas semanas.
Além de possibilitar financeiramente o tratamento gratuito de pessoas com deficiência, a função do Teleton também tem sido, na visão da AACD, muito importante para apresentar uma nova abordagem da inclusão de pessoas com deficiência e pelo destaque desse tema perante a sociedade e às empresas.
“Em um momento em que estamos falando muito sobre ESG, sigla que reúne os pilares de meio ambiente, social e governança, tenho certeza de que a AACD já está, há 72 anos, praticando bastante o ‘S’ e o ‘G’”, disse o superintendente de marketing.
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