Assinar

Canais abertos expandem faixas de filmes na quarentena

Buscar

Canais abertos expandem faixas de filmes na quarentena

Buscar
Publicidade
Mídia

Canais abertos expandem faixas de filmes na quarentena

Para preencher a grade e entreter público, Globo e Band recorrem à produções que fizeram sucesso na telona


17 de junho de 2020 - 6h00

Clássico da década de 1980, E.T foi um dos filmes escolhidos para incrementar a grade da Band (Crédito: Divulgação)

O isolamento social, imposto pela pandemia do novo coronavírus, vem causando uma mudança no comportamento e nos hábitos das pessoas ao redor do mundo. Ter de passar mais tempo dentro de casa fez com que a rotina de trabalho, entretenimento e afazeres domésticos da população ganhasse configurações diferentes daquelas adotadas em tempos anteriores. A construção desse novo estilo de vida acabou impactando também no interesse das pessoas pelo consumo de entretenimento, o que obrigou as emissoras de TV à criatividade para preencher as lacunas deixadas pela ausência de conteúdos inéditos e de eventos ao vivo, como novelas e transmissões de futebol. Uma das estratégias utilizadas no momento foi a ampliação da exibição de filmes, gênero que sempre teve espaço nos canais abertos, mas que se tornaram um elemento mais estratégico nesses meses de pandemia.

Durante a quarentena, diariamente 3,6 milhões de pessoas a mais passaram a assistir à programação de filmes da Globo, em comparação com o período pré-quarentena, segundo dados divulgados pela própria emissora. Além disso, a audiência do canal cresceu 21%, o que significa, na média geral, que 18 milhões de pessoas, diariamente, assistem a algum filme exibido pela emissora.

De olho nesse crescimento de audiência, a Globo lançou, em maio, mais um horário dedicado ao cinema. Intitulado Sessão de Sábado, a atração vai ao ar na faixa das 14h antes do Caldeirão do Hulk.

Com essa alteração na programação, a Globo passou a contar com 39 horas semanais de filmes, com produções exibidas todos os dias. Segundo Amauri Soares, diretor do canal TV Globo, o primeiro movimento da emissora foi buscar compreender os impactos da quarentena nas casas. “Fizemos isso estudando os dados de audiência e falando com as pessoas. A primeira conclusão foi a de que as pessoas, presas em casa, precisavam, sim, de mais entretenimento – e este entretenimento precisava ter apelo e ser relevante para toda a família, já que ela estava retida em casa”, explica o diretor.

Um fruto desta pesquisa feita pela área de programação foi a adequação de títulos para cada faixa de filme da grade. Neste sentido, a companhia observou o estado emocional das pessoas, a configuração da casa nesse momento e o ‘fator humano’ na escolha de cada produção. Por exemplo, os filmes femininos da Sessão da Tarde deram lugar a comédias, animações e fantasias; Tela Quente está trazendo as principais novidades, incluindo mais filmes blockbusters; o Cinema Especial dá espaço para sucessos de bilheteria e títulos inéditos; já o Supercine entrega produções mais populares e comédias. “A escolha dos filmes tem sido muito criteriosa para garantir às famílias este momento tão especial de estar reunida em frente à TV”, afirma Amauri.

A Band é outro canal aberto que tem conquistado bons índices de audiência com a exibição de filmes em sua grade. “A Band segue investindo na consolidação de sua grade de programação e possui uma grande diversidade de filmes no seu acervo. Desde clássicos do cinema, campeões de bilheterias, até o saudoso e nostálgico Cine Privé, que hoje oferece ao público um gênero exclusivo na TV aberta”, comenta Antônio Zimmerle, diretor nacional de programação da Band. A emissora tem apostando em títulos como E.T., Tubarão, a trilogia De Volta Para o Futuro e Um Lugar Chamado Notting Hill para atingir todos os gêneros e faixas etárias.

Embora Globo e Band tenham situações positivas, por outro lado, Murilo Fraga, diretor de programação do SBT, acredita que filme não é um produto para a TV aberta investir neste momento. “Há um exagero na oferta e tudo o que se vê atualmente são formas de preencher espaços deixados por programas que não podem ser gravados por causa da pandemia. O SBT continua com suas duas sessões normais de grade, às terças e sextas, após o Ratinho”, reforçou.

A íntegra desta reportagem está publicada na edição semanal de Meio & Mensagem, que pode ser acessada gratuitamente pela plataforma Acervo, onde também está disponível a consulta a todas as edições anteriores que circularam nos 42 anos de história da publicação. Também está aberto a todo o público, gratuitamente, o acesso à versão digital das edições semanais de Meio & Mensagem, no aplicativo para tablets, disponível nos aparelhos com sistema iOS e Android.

Publicidade

Compartilhe

Veja também