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Canais do WhatsApp: quais as oportunidades para marcas e creators?

Lançada na semana passada pela Meta, ferramenta abre outras possibilidades de diálogos e experiências, desde que seja utilizada com propósito


20 de setembro de 2023 - 6h00

Desde a semana passada, o WhatsApp começou a disponibilizar a ferramenta Canais aos usuários de 150 países – entre eles, o Brasil.

Canais do WhatsApp

(Crédito: Divulgação)

Com recursos similares aos do Telegram, os Canais permitem a criação de comunidades, que podem receber informações, alertas e conteúdos diversos e interagir com eles.

Proprietária do WhatsApp, a Meta reformulou o design do aplicativo de mensagens, separando os Canais das tradicionais conversas das pessoas. A aba Atualizações reúne as funcionalidades do Status, em que os usuários podem publicar textos, vídeos e fotos que permanecem em seu perfil por 24 horas, além da nova área Canais.

Os primeiros movimentos nos Canais do WhatsApp

O fundador da Meta, Mark Zuckeberg, foi uma das primeiras pessoas a inaugurar seu canal na plataforma, onde promete compartilhar notícias sobre o WhatsApp e demais aplicativos da “família” Meta, como Facebook e Instagram.

No mercado brasileiro, a ferramenta estreou, semana passada, com alguns Canais que utilizaram a plataforma como teste. Entre eles, estão Canais da Conmebol Libertadores, Ministério da Fazenda e do apresentador Luciano Huck.

Depois do lançamento, vários veículos jornalísticos começaram a fazer uso da funcionalidade. A TV Globo, por exemplo, compartilhou fotos do elenco de Elas por Elas, novela da faixa das 18 horas que estreia na segunda-feira, 25. Já a Netflix divulgou o teaser de sua nova série, Berlim, que estreia em dezembro.

Canais do WhatsApp

Netflix usa a nova ferramenta para divulgar teasers de suas novas séries (Crédito: Reprodução)

Como as marcas podem aproveitar os Canais do WhatsApp?

Pelo fato de agregar pessoas que demonstram interesse em determinado assunto – e que, portanto, aceitam fazer parte daquele grupo –  a nova ferramenta do WhatsApp é vista com otimismo por profissionais do mercado publicitário.

A alta penetração do aplicativo de mensagens entre os brasileiros é um sinal de que a nova ferramenta pode conquistar rápida adesão, e com isso, abrir caminhos para as marcas.

Pelo fato de o WhatsApp dominar a rotina digital da grande maioria dos consumidores, ele acaba se tornando uma plataforma onde todas as marcas querem estar, na avaliação de Gabriel Borges, cofundador da Ampfy.

O profissional explica que, até esse momento, as principais oportunidades de interação no aplicativo estavam centradas em estratégias de atendimento aos clientes. Com a nova função, no entanto, as possibilidades se ampliam.

“Com o Channels, abre-se uma miríade de possibilidades para marcas construírem suas próprias audiências e criar um canal de interação muito próximo com o consumidor para distribuir conteúdo. Vejo possibilidades em todos os segmentos e categorias, da promoção ao branding, da ativação ao conteúdo”, cita o executivo.

Diálogos e experiências

Se os canais do WhatsApp forem utilizados no tom e dose certos, podem ajudar a construir importantes assets de marketing direto, na opinião de Julia Vianna, diretora de estratégia, dados e reputação da Bold. Para isso, ela destaca que as marcas precisam enxergar a fermenta como via de mão dupla, com foco no diálogo com as pessoas.

“Para alguns anunciantes talvez a estratégia possa ser reunir os clientes com maior ticket médio e comunicar conteúdos em primeira mão. Para outras, o foco pode ser a exclusividade: não mais o close friends, mas o closest friend. Nesse caso, a marca pode oferecer experiências para aqueles que a acompanham há mais tempo.

Por ser um canal novo, contudo, a corrida das marcas para o Canais pode gerar um volume cansativo de notificações para os usuários. Por isso, Julia aconselha que os anunciantes no sejam apressados nas ações realizadas na nova ferramenta.

Os creators e os Canais do WhatsApp

Como qualquer outra ferramenta do universo das redes sociais, os Canais do WhatsApp também abrem mais uma frente de comunicação aos criadores de conteúdo.

Fabiana Baraldi, Diretora de Planejamento e Social Insights da Innova AATB, pontua que alguns influenciadores já vêm desenvolvendo uma linguagem específica para este tipo de canal, como Telegram, Instagram Channel e outros.

Nesse contexto, é importante entender que cada uma dessas áreas tem papel complementar e não podem ser cópia uma da outra.

Entender qual a função se quer do WhatsApp Canais será fundamental e, para isso, acredito que é importante entender que papel desempenhar com esta nova funcionalidade. Os creators e empresas que souberem identificar os gatilhos deste canal vão sair na frente, com certeza”, acredita a profissional da Innova AATB.

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