Canais Fast, conteúdos originais e gratuidade: o novo streaming do SBT
Após mais de um ano de preparação, SBT estreia no streaming no próximo dia 18 com a aposta na diversão e nostalgia para atrair audiência e anunciantes
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Bárbara Sacchitiello
1 de agosto de 2024 - 11h30
No próximo dia 18 de agosto, véspera do aniversário de 43 anos da emissora, o SBT estreia o +SBT, streaming que classifica como um marco em seu processo de transformação digital.
Com acesso gratuito ao público e modelo de negócio 100% custeado pela comercialização de anúncios publicitários, a plataforma aposta na combinação de três tipos de entregas de conteúdo: on demand (em que o público escolhe o quê e quando quer assistir), canais Fast (uma espécie de programação linear, com conteúdo temático pré-definido) e simulcast (exibição ao vivo do mesmo sinal da TV linear).
“Vemos três diferentes maneiras de construir um produto digital: a partir da ideia de monetizar aquilo que já temos; adotando o mesmo modelo que os concorrentes já fizeram ou pensando especificamente na forma de consumo do usuário final. É nesse terceiro modelo que acreditamos”, explica Roberto Grosman, diretor executivo de transformação digital do SBT.
Embora ainda não tivesse uma plataforma de streaming para chamar de sua, o SBT vem, há pelo menos uma década, alimentando o consumo de seu conteúdo nos meios digitais. Grosman pontua que a emissora é uma das maiores do mundo em termos de seguidores no YouTube e que essa presença digital consistente deu fôlego para que a companhia pudesse desenvolver um modelo ideal para ingressar no universo do streaming.
Em comparação com as plataformas de streaming concorrentes, o que mais chama a atenção do modelo apresentado pelo SBT é a aposta em canais Fast. Ao todo, serão 10 opções gratuitas de canais, com conteúdo temático.
“O objetivo é transformar a forma como o brasileiro consome entretenimento, com qualidade e segurança, respeitando a cultura brasileira, sem a interferência do algoritmo”, resume Carolina Gazal, diretora de conteúdo do SBT.
Os canais Fast do +SBT são: +Humor, +Silvio Santos, +Saudade, +Pop, +Novelas, +Criança, +Séries, +Cinema, +Informação e +TVZYn.
Como os nomes sugerem, cada um deles terá uma programação de conteúdos daquele gênero, com cerca de 4 horas de programação, que se repetem de forma contínua. A ideia é renovar constantemente a grade desses canais Fast para, segundo Carolina, variar a entregas ao público.
No +Silvio Santos, por exemplo, as pessoas poderão rever grandes momentos de atrações do passado do fundador e maior astro da SBT. Já no +Humor estarão conteúdos e programas divertidos que marcaram a trajetória da emissora, como A Praça É Nossa e as pegadinhas do Topa Tudo por Dinheiro.
Carolina conta que os temas dos canais foram elaborados a partir de pesquisas e da avaliação das preferências dos espectadores do SBT. A ideia, segundo ela, é proporcionar um consumo de conteúdo saudável, por meio de diversão nostálgica.
Apesar de ter um acervo de forte apelo, o SBT procurou, também, investir em conteúdo original para atrair mais pessoas à sua nova plataforma. Nessa primeira fase, o principal destaque do Originais, área de conteúdo próprio do streaming, é a Coleção SBT, uma série de documentários que contará a história dos comunicadores e nomes que fizeram a história da emissora, como Carlos Alberto de Nóbrega, Hebe Camargo, Gugu Liberato além do próprio Silvio Santos.
Outro conteúdo original será um talk show sobre numerologia e bem-estar, apresentado por Aparecida Liberato. Já a jornalista Magdalena Bonfigliolli contará casos e histórias de mulheres que foram vítimas de diferentes golpes, em uma série que flerta com o gênero do true crime e, segundo Carolina, tem o propósito de servir como alerta às espectadoras.
Para as crianças, o SBT já deu início à produção de Pica Pau Amarelo, uma nova obra inspirada no universo criado por Monteiro Lobato. Várias dessas produções estão sendo realizadas e planejadas em parceria com outras empresas, algo que deve ser a diretriz na grade do +SBT.
Como os primeiros anunciantes a apostar no projeto, essas marcas terão uma presença especial no streaming, nomeando os canais Fast. O Boticário, por exemplo, colocará sua marca no +Saudade enquanto a Seara estará no +Novelas.
Luciana Valerio, diretora comercial do SBT, conta que desde novembro do ano passado o departamento vem realizando apresentações do projeto do +SBT para agências e anunciantes. De lá para cá, foram mais de 80 reuniões e o grupo, desde iniciou, construiu a ideia do projeto de cotas fundadoras.
Além da nomeação dos canais, os anunciantes fundadores, bem como as demais marcas que veicularem publicidade na plataforma, terão outras opções de formatos antes e depois dos vídeos e outras inserções. A ideia, segundo Luciana, é propiciar aos anunciantes um investimento mais inteligente, baseado no exato comportamento da audiência para ampliar a efetividade dos investimentos.
A diretora comercial acredita que o novo produto reúne elementos atrativos ao mercado publicitário. “Somos o primeiro streaming totalmente gratuito, com conteúdo diversificado e qualificado, fácil de usar e de assistir, com uma experiência bem simples e intuitiva. Esperamos um rápido crescimento na base de usuários e, consequentemente, que essa audiência seja atrativa para as marcas”, conclui Luciana.
O +SBT poderá ser acessado por smartphones com sistemas iOS e Android e também em TVs conectadas Samsung e LG, computadores, tablets, Chromecast e Google TV.
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