Canais Fast, conteúdos originais e gratuidade: o novo streaming do SBT

Buscar

Canais Fast, conteúdos originais e gratuidade: o novo streaming do SBT

Buscar
Publicidade

Mídia

Canais Fast, conteúdos originais e gratuidade: o novo streaming do SBT

Após mais de um ano de preparação, SBT estreia no streaming no próximo dia 18 com a aposta na diversão e nostalgia para atrair audiência e anunciantes


1 de agosto de 2024 - 11h30

No próximo dia 18 de agosto, véspera do aniversário de 43 anos da emissora, o SBT estreia o +SBT, streaming que classifica como um marco em seu processo de transformação digital.

+SBT

Documentário sobre Hebe Camargo e outras personalidades que marcaram a história do SBT são os primeiros conteúdos originais da plataforma (Crédito: Divulgação)

Com acesso gratuito ao público e modelo de negócio 100% custeado pela comercialização de anúncios publicitários, a plataforma aposta na combinação de três tipos de entregas de conteúdo: on demand (em que o público escolhe o quê e quando quer assistir), canais Fast (uma espécie de programação linear, com conteúdo temático pré-definido) e simulcast (exibição ao vivo do mesmo sinal da TV linear).

“Vemos três diferentes maneiras de construir um produto digital: a partir da ideia de monetizar aquilo que já temos; adotando o mesmo modelo que os concorrentes já fizeram ou pensando especificamente na forma de consumo do usuário final. É nesse terceiro modelo que acreditamos”, explica Roberto Grosman, diretor executivo de transformação digital do SBT.

Embora ainda não tivesse uma plataforma de streaming para chamar de sua, o SBT vem, há pelo menos uma década, alimentando o consumo de seu conteúdo nos meios digitais. Grosman pontua que a emissora é uma das maiores do mundo em termos de seguidores no YouTube e que essa presença digital consistente deu fôlego para que a companhia pudesse desenvolver um modelo ideal para ingressar no universo do streaming.

+SBT: o que terá na nova plataforma de streaming?

Em comparação com as plataformas de streaming concorrentes, o que mais chama a atenção do modelo apresentado pelo SBT é a aposta em canais Fast. Ao todo, serão 10 opções gratuitas de canais, com conteúdo temático.

“O objetivo é transformar a forma como o brasileiro consome entretenimento, com qualidade e segurança, respeitando a cultura brasileira, sem a interferência do algoritmo”, resume Carolina Gazal, diretora de conteúdo do SBT.

Os canais Fast do +SBT são: +Humor, +Silvio Santos, +Saudade, +Pop, +Novelas, +Criança, +Séries, +Cinema, +Informação e +TVZYn.

Como os nomes sugerem, cada um deles terá uma programação de conteúdos daquele gênero, com cerca de 4 horas de programação, que se repetem de forma contínua. A ideia é renovar constantemente a grade desses canais Fast para, segundo Carolina, variar a entregas ao público.

No +Silvio Santos, por exemplo, as pessoas poderão rever grandes momentos de atrações do passado do fundador e maior astro da SBT. Já no +Humor estarão conteúdos e programas divertidos que marcaram a trajetória da emissora, como A Praça É Nossa e as pegadinhas do Topa Tudo por Dinheiro.

Carolina conta que os temas dos canais foram elaborados a partir de pesquisas e da avaliação das preferências dos espectadores do SBT. A ideia, segundo ela, é proporcionar um consumo de conteúdo saudável, por meio de diversão nostálgica.

Os conteúdos originais do +SBT

Apesar de ter um acervo de forte apelo, o SBT procurou, também, investir em conteúdo original para atrair mais pessoas à sua nova plataforma. Nessa primeira fase, o principal destaque do Originais, área de conteúdo próprio do streaming, é a Coleção SBT, uma série de documentários que contará a história dos comunicadores e nomes que fizeram a história da emissora, como Carlos Alberto de Nóbrega, Hebe Camargo, Gugu Liberato além do próprio Silvio Santos.

Outro conteúdo original será um talk show sobre numerologia e bem-estar, apresentado por Aparecida Liberato. Já a jornalista Magdalena Bonfigliolli contará casos e histórias de mulheres que foram vítimas de diferentes golpes, em uma série que flerta com o gênero do true crime e, segundo Carolina, tem o propósito de servir como alerta às espectadoras.

Para as crianças, o SBT já deu início à produção de Pica Pau Amarelo, uma nova obra inspirada no universo criado por Monteiro Lobato. Várias dessas produções estão sendo realizadas e planejadas em parceria com outras empresas, algo que deve ser a diretriz na grade do +SBT.

A publicidade no +SBT

O novo streaming do SBT entrará no ar com cinco patrocinadores. Grupo Boticário, Seara, Caixa, Coca-Cola e Unilever.

Como os primeiros anunciantes a apostar no projeto, essas marcas terão uma presença especial no streaming, nomeando os canais Fast. O Boticário, por exemplo, colocará sua marca no +Saudade enquanto a Seara estará no +Novelas.

Luciana Valerio, diretora comercial do SBT, conta que desde novembro do ano passado o departamento vem realizando apresentações do projeto do +SBT para agências e anunciantes. De lá para cá, foram mais de 80 reuniões e o grupo, desde iniciou, construiu a ideia do projeto de cotas fundadoras.

Além da nomeação dos canais, os anunciantes fundadores, bem como as demais marcas que veicularem publicidade na plataforma, terão outras opções de formatos antes e depois dos vídeos e outras inserções. A ideia, segundo Luciana, é propiciar aos anunciantes um investimento mais inteligente, baseado no exato comportamento da audiência para ampliar a efetividade dos investimentos.

A diretora comercial acredita que o novo produto reúne elementos atrativos ao mercado publicitário. “Somos o primeiro streaming totalmente gratuito, com conteúdo diversificado e qualificado, fácil de usar e de assistir, com uma experiência bem simples e intuitiva. Esperamos um rápido crescimento na base de usuários e, consequentemente, que essa audiência seja atrativa para as marcas”, conclui Luciana.

O +SBT poderá ser acessado por smartphones com sistemas iOS e Android e também em TVs conectadas Samsung e LG, computadores, tablets, Chromecast e Google TV.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Roc Nation, de Jay-Z, cria divisão para unir esportes e entretenimento no Brasil

    Roc Nation, de Jay-Z, cria divisão para unir esportes e entretenimento no Brasil

    Criada por Jay-Z e com nomes, como Vini Jr. e Endrick, a empresa quer transformar atletas em ícones culturais

  • Negritudes discute a diversidade negra na publicidade brasileira

    Negritudes discute a diversidade negra na publicidade brasileira

    Festival realizado pela Globo em São Paulo destacou narrativas negras do audiovisual com protagonismos de referências na mídia